Carro zero ou usado: entenda as diferenças na compra

Está pensando em comprar um novo carro, mas está em dúvida sobre automóvel zero ou usado? Calma! Vamos te ajudar! Antes de fazer a compra é preciso considerar diversos fatores.

O financiamento de veículo é a maneira mais fácil de comprar um carro atualmente, mas para isso o negócio precisa valer a pena. Pesquisando bem no mercado, é possível encontrar chances ótimas de adquirir um carro.

Conheça as principais diferenças na compra de um carro zero ou usado a seguir.

Valorização

Um automóvel é um ativo que costuma desvalorizar muito rápido. Dependendo do modelo, a depreciação é forte, por isso a primeira dica é pesquisar como isso ocorre nos diversos modelos do mercado.

Lembre-se que assim que você tirar o carro da loja, mesmo sendo um 0 KM, ele já custará menos do que o valor de compra. Avalie a queda de preços dos veículos nos primeiros anos de uso e no caso de um usado, busque saber se a fase mais aguda da desvalorização do automóvel já passou.

A valorização é um fator importante para quem deseja fazer um financiamento, já que até a quitação da transação é possível que haja uma perda de valor muito grande, o que pode não compensar a operação.

Preço

O preço também é um fator a considerar na hora da compra. Analise a  diferença entre um carro zero e um carro usado. Geralmente, os carros novos são mais caros do que seminovos e usados, mas a situação pode não ser tão discrepante em alguns casos.

Um carro zero com motor 1.0 pode custar menor do que um seminovo esportivo ou sedan, por exemplo. Logo, a diferença de preço entre carro zero e usado também vai de acordo com a vontade e as condições financeiras do consumidor, tudo depende do modelo e da necessidade de compra.

Seguro

Outra diferença entre carros zero e usados é o valor do seguro. Contratar um seguro auto é uma prioridade, principalmente para quem mora nos grandes centros urbanos. Dependendo do modelo, o valor pode aumentar bastante, mesmo para veículos seminovos e usados.

Por isso, outra boa dica é fazer simulações com diferentes modelos para descobrir qual é o mais vantajoso em relação ao seguro. Também é importante considerar as coberturas que ele oferece para entender o quanto certas proteções podem fazer a diferença nos valores oferecidos pelas seguradoras.

Se você quer comprar um carro bem mais antigo, vale ressaltar que a maioria das seguradoras não cobre veículos com mais de 10 ou 15 anos de uso. Geralmente, um veículo deixa de ser coberto quando sai de linha. Por isso, na compra de um usado, busque saber até quando a seguradora continuará oferecendo o serviço.

Manutenção

Esse é um ponto importantíssimo! Um carro zero traz certas vantagens porque geralmente a concessionária garante as duas ou três primeiras revisões do veículo. Já carros usados podem ter um custo de manutenção elevado, dependendo do modelo.

Neste caso, um automóvel traz vantagens em relação à manutenção não só pelas revisões periódicas, mas você terá mais segurança quanto ao desgaste do carro que demora a acontecer se conservá-lo bem.

Quem compra carro usado não sabe quais revisões estão atrasadas e se o veículo está em dia. Por isso, procure saber quantos donos o veículo já teve e qual é o valor médio das peças do modelo. Também é essencial descobrir se as peças podem ser facilmente encontradas no mercado nacional ou se precisam ser importadas.

É importante entender se os custos de manutenção, seguro e das prestações do financiamento cabem no seu orçamento mensal. Como abordamos anteriormente, existem diversos fatores que podem determinar o modelo mais vantajoso para a sua compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *