Você sabe o que é um caminhão munck?

Para que o transporte de cargas seja feito da forma correta é necessário estar atento para qual modelo de caminhão está sendo utilizado para desempenhar tal função.  Considerando todos os tipos disponíveis no mercado, e a fim de que você encontre o que melhor se adéqua a sua necessidade, confira o que é um caminhão munck.

Características do munck

O munck, também conhecido como guindauto, possui um guindaste comandado hidraulicamente que é montado sobre o chassi alongado de caminhão, o que o torna indicado para a movimentação de cargas pesadas. Suas características facilitam o içamento, reboque e remoção de cargas de máquinas pesadas, por essa razão, é comumente utilizado no segmento de construção civil.

As particularidades desse modelo fazem com que o seu uso necessite do acompanhamento de um profissional especializado para que assim a delimitação da capacidade seja feita da forma correta.

Ainda que o munck se assemelhe ao guindaste, existem diversas particularidades que diferenciam os modelos. A começar que existem 10 tipos de munck, entre as opções disponíveis existe uma variação da capacidade, e também, da extensão da lança que pode chegar até 30 metros, além de que o guindaste é equipado com computadores de bordo.

Funcionalidades do caminhão munck

Considerando que o seu uso depende de uma avaliação técnica para determinar qual a ferramenta e capacidade para o peso a ser içado, os modelos mais utilizados são os de 10 e 20 toneladas.

Tais características fazem com que o caminhão munck seja recomendado para serviços de montagem de estruturas metálicas ou pré-fabricados, assim como na descarga de máquinas. 

Por essas razões, ele se tornou um item importante para trabalhos de mobilidade e manuseio de cargas pesadas, e é visto com frequência em usinas, indústrias, assim como na construção civil.

Vantagens do munck

Um dos grandes diferenciais do munck é que o seu uso requer um investimento menor do que os outros modelos do segmento, e ainda oferece mais acessibilidade. Além disso, pode fazer viagens de longas distâncias visto que não possui restrições de tráfego em rodovias.

Comprar ou alugar o caminhão munck: o que fazer?

Um dos grandes dilemas de quem trabalha no segmento é se vale mais a pena comprar um munck, ou optar pela locação de munck. Primeiramente é necessário ter em mente a necessidade, assim como a frequência que o caminhão será utilizado. 

Considerando que a maior parte dos serviços é realizado de forma pontual, ou até mesmo com um tempo estabelecido, o ideal é que opte pela locação – especialmente porque é uma das formas mais eficientes de reduzir custos.

Além disso, a locação apresenta a vantagem de que trabalha com profissionais treinados e capacitados para os mais diversos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *