Unhas quebradiças: motivos e soluções

Para a maioria das mulheres e também para muitos homens, as unhas servem como um acessório para as mãos. Elas são pintadas, decoradas, desenhadas e até mesmo alongadas.

Mas mesmo com toda essa ornamentação, muitas vezes esquecemos de cuidar bem das nossas unhas, elas acabam ficando fracas e quebradiças.

Nos tempos pré-históricos, a humanidade usava as unhas apenas como um mecanismo de proteção e defesa. Mas algum tempo depois disso, para sermos mais exatos, desde 3500 a.C.

As mulheres egípcias começaram a ter o costume de pintar as unhas. Elas faziam isso com henna preta, o mesmo produto que era passado nos cabelos.

Com o tempo, as rainhas do Egito foram adotando outras cores além do preto. Cleópatra por exemplo, gostava de pintar as unhas de vermelho, já Nefertari, gostava de ornamentar as unhas com a cor rubi.

Hoje existem muitos tratamentos e formas de ornamentar as unhas, no entanto, é necessário darmos uma atenção maior à saúde das nossas unhas, além da aparência que queremos que elas tenham. 

Se as suas unhas estiverem fracas e quebradiças, dificilmente uma decoração que você faça nelas vai ficar legal, devido ao aspecto que as suas unhas possuem.

Pensando nisso, preparamos esse artigo que vai te ajudar a identificar motivos e soluções para as unhas quebradiças, para que você possa deixar as suas unhas saudáveis e bonitas antes de tudo.

Como identificar se tenho unhas quebradiças?

Não existe muita dificuldade para identificar unhas fracas e quebradiças. Os sinais são muito fáceis de perceber. A seguir veja alguns sinais para você identificar se as suas unhas estão realmente quebradiças.

A primeira coisa que você precisa observar em suas unhas são as pontas delas. Se as pontas das unhas estiverem literalmente se quebrando ou dobrando com muita facilidade, isso é um sinal de unhas quebradiças.

Outra coisa a observar é se as suas unhas estão descamando. Quando as unhas estão fracas e quebradiças, isso pode acontecer muito facilmente.

Qual a diferença de unhas quebradiças ou secas?

Uma coisa pode levar a outra, mas existem algumas diferenças que podemos notar em relação às unhas quebradiças e as unhas secas.

Se as suas unhas estiverem apenas opacas e sem brilho, mas continuam firmes e sem quebrar, isso pode ser apenas falta de hidratação nas unhas e você pode resolver isso facilmente, apenas por hidratar as unhas com hidratante para as mãos.

Mas se além de opacas as suas unhas estiverem quebradiças também, isso pode ser algo mais profundo que deve ser levado em conta, pois pode se tratar de deficiência de algum nutriente, ou até mesmo de alguma doença, como veremos no tópico a seguir.

Possíveis motivos que deixam as unhas quebradiças

Algumas doenças e deficiências podem ser identificadas a princípio pelo aspecto de nossas unhas. Isso porque, quando o nosso corpo está com deficiência de alguma vitamina, por exemplo, ele priva regiões menos importantes, como unhas e cabelo e transfere a vitamina que seria destinada a esses lugares, para outras partes mais importantes do corpo.

Sendo assim, se você notar que as suas unhas estão quebradiças, é importante procurar um médico para realizar alguns exames de laboratório, pois isso pode ser um sinal de um problema mais grave.

Veja a seguir alguns possíveis motivos que deixam as unhas quebradiças.

Micoses

Esse é um problema menos sério, que pode estar afetando as suas unhas, mas ainda assim precisa de atenção.

Quando as unhas são afetadas por fungos e bactérias, esses micro-organismos, sugam os nutrientes das unhas, deixando-as doentes e fracas, causando a quebra e descamação das unhas.

Hipertireoidismo

No hipertireoidismo a produção de hormônios ocorre de forma exagerada, o que também estimula o crescimento das unhas. No entanto, nessa situação as unhas crescem bem frágeis, e quebradiças.

Anemia

Pessoas que possuem anemia geralmente possuem as unhas quebradiças, devido a dificuldade que o corpo tem nessa condição, de transportar oxigênio para as extremidades do corpo.

Falta de vitaminas

Como mencionamos anteriormente, a falta de vitaminas é um dos problemas mais comuns que causam unhas quebradiças, pois as vitaminas que deveriam fortalecer as unhas, são desviadas para partes vitais do corpo.

Deficiência de ferro

O ferro é um mineral vital para a boa oxigenação do sangue no organismo. Quando alguém possui deficiência desse mineral as suas unhas podem ficar quebradiças e esbranquiçadas, devido à má oxigenação sanguínea.

Como resolver este problema?

A melhor forma de resolver o problema de unhas fracas e quebradiças é procurar ajuda médica, com o objetivo de identificar a verdadeira causa do problema.

Ao procurar um profissional de saúde, você fará alguns exames de sangue para se certificar da causa e poder tratá-la da melhor forma.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a identificar e também solucionar o seu problema de unhas fracas e quebradiças, para que as suas unhas fiquem sempre lindas e fortes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *