Sunga: saiba como escolher o modelo certo

O verão está chegando e, com ele, surge a necessidade de investir em novas roupas de banho. A moda praia, felizmente, não congelou apesar do ano atípico pelo qual estamos passando.

No campo da moda masculina, as opções são muitas: os mais ousados podem optar por uma sunga slip curta, enquanto os mais tímidos podem se beneficiar da sunga boxer, que também tem o seu charme. Quem está no meio do caminho fica de fora? De forma nenhuma: para eles, há as sungas tradicionais ou os chamados “sungões”.

Não faz ideia do que estamos falando? Fique tranquilo: a seguir, abordaremos um pouco mais sobre os modelos de sunga existentes, com o intuito de te ajudar a escolher aquele que mais dialoga com a sua personalidade. Confira!

Sunga cavada ou Speedo

A sunga cavada ou speedo surgiu em meados dos anos 1960, quando houve uma verdadeira revolução na moda. As speedos foram criados por Peter Travis, que também teve influência na moda praia feminina.

Na mesma época, a indústria têxtil sofreu grandes mudanças e foram introduzidos novos tecidos nas peças de banho. Curiosamente, algumas sungas cavadas eram feitas em denim e veludo cotelê, com cores e padrões vibrantes.

Hoje, as speedos são feitas geralmente de material sintético e muito utilizadas por nadadores, já que não atrapalham no processo de nadar em si. Não é incomum que as laterais da speedo sejam estreitas.

É o modelo favorito dos que costumam treinar ou dos que têm como objetivo fazer esportes e atividades na água. Se este é o seu caso, aposte nela.

Sunga slip

As sungas slip são um pouco mais discretas que as speedos, uma vez que têm laterais estreitas, mas não tanto. Para alguns, são o meio-termo entre a sunga tradicional e as mais cavadas.

Elas funcionam bem para diversos modelos de corpos, mas são as preferidas dos homens mais altos. Os baixinhos e magros, por sua vez, podem se aproveitar da peça para criar a impressão de coxas mais longas.

Sunga tradicional

O modelo mais popular entre os homens, a sunga tradicional tem lateral de aproximadamente 13cm e cobre, além de boa parte da coxa, uma parte significativa da barriga. Para quem não se sente confortável em mostrar muito parte do abdômen, é uma opção confortável e bonita.

Ela se ajusta para todos os biotipos de corpos e é útil também para aqueles que praticam atividades físicas na areia. Ou seja: peça democrática e coringa para qualquer armário masculino.

Sungão

Uma peça para quem preza pelo conforto, costuma correr na praia ou praticar esportes de contato, o sungão teve seu momento de ápice na década de 1990 e no início dos anos 2000. 

Ainda hoje, no entanto, faz sucesso entre os homens mais velhos ou entre os jovens que preferem um visual mais conservador quando estão na praia.

Uma vez que tem uma lateral larga e costuma ser um pouco mais “folgada”, cai bem para homens com coxas grossas e de alta estatura. Para os mais baixos, convém usar com atenção, já que o sungão pode “encurtar” as pernas, causando a impressão de uma estatura menor.

Sunga boxer

Como o nome sugere, trata-se de uma sunga com modelagem próxima a de uma cueca boxer. Com lateral de 18cm, é um modelo que cobre uma boa parte das pernas, além de parte significativa do abdômen.

Trata-se de uma opção interessante para os atletas da praia, que gostam correr e prezam pelo conforto, mas também é uma boa opção para ocasiões fora da areia. 

Ou seja: se você pretende ir a um bar ou restaurante depois da praia, vale a pena optar pela sunga boxer e compor com uma camiseta mais larga, de bom corte e material de qualidade.

A sunga boxer cai bem para homens mais altos, já que também pode encurtar um pouco as pernas. Mas também homens de todos os corpos podem usá-la e é a preferida dos que desejam dar o efeito de uma cintura mais esguia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *