Saúde bucal: 5 dicas procedimentos para renovar sua autoestima

A odontologia já não é mais a mesma há muito tempo e com o passar dos anos procedimentos das mais variadas especialidades vão surgindo, inclusive quando o assunto é estética.

Antigamente quando se falava em dentista, a primeira coisa que vinha à cabeça era alguém mal que tinha um motorzinho nas mãos e arrancava os dentes das pessoas, mas felizmente esse estereótipo pouco a pouco foi deixando de existir.

Afinal, hoje as pessoas têm procurado cada vez mais por esse profissional e não apenas para resolverem questões de saúde, mas também para sentirem-se mais bonitas. Falando nisso, quais são os procedimentos odontológicos capazes de renovar sua autoestima? Descubra agora!

1 Preenchimento labial

O preenchimento labial é um procedimento estético que tem sido muito procurado nos últimos anos principalmente por mulheres, e não é considerado uma cirurgia. 

Existem três tipos de preenchimento labial: temporários, semipermanentes e permanentes. Eles podem ser realizados em qualquer clínica odontológica que trabalhe com essa especialização.

Já sobre preço, o preenchimento labial valor pode variar de profissional para profissional e também o tipo mais apropriado a você, por isso sempre procure a orientação de alguém capacitado.

2 Clareamento

Esse aí é o campeão dos últimos anos e muita gente o procura para ter dentes mais claros e poder voltar a sorrir com tranquilidade!

O clareamento dental é um procedimento totalmente estético (ele não deixa seu dente mais saudável) e como o próprio nome propõe, ele tem como finalidade clarear seus dentes em um tempo relativamente curto.

Para a sorte de todos, o clareamento pode ser feito em qualquer adulto e os resultados são rápidos e duradouros, a única restrição é a dieta durante e após o tratamento. Neste período você deve evitar:

  • Alimentos ricos em açúcar;
  • Corante;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Café;
  • Chá;
  • Alimentos ácidos;
  • Dentre outros.

Ok, agora você sabe o que é clareamento e o que fazer para ele ter efeito, mas como ele é feito?

Bom, basicamente são duas formas: com laser no consultório ou clínica e também em casa, após o dentista criar uma moldeira própria para a sua arcada dentária e receitar o uso do gel para clareamento.

3 Endodontia 

De toda a lista, esse talvez seja o procedimento que menos tenha ligação com estética, já que seu foco é na parte funcional da boca.

A endodontia é conhecida popularmente como tratamento de canal e é um procedimento mais corretivo do que preventivo, pois ele é realizado a fim de curar lesões e doenças localizadas na polpa e raiz do dente. 

O tratamento endodôntico pode até não deixar o seu sorriso mais bonito diretamente, mas deixá-lo mais saudável já é o primeiro passo para garantir também a parte estética.

A endodontia é um tratamento popular e pode ser encontrada com facilidade e geralmente costuma ser incluída no plano odontológico para pessoas físicas e jurídicas.

4 Lentes de contato

Vista como uma grande inovação e sensação do momento, a lente de contato dental tem a finalidade de corrigir pequenas imperfeições como espaçamento e desgaste sem causar alteração na estrutura dos dentes. 

Além disso, vale ressaltar que a tecnologia utilizada no desenvolvimento da lente proporciona aparência idêntica ao dente natural, porém nem tudo são flores e esse costuma ser um procedimento um pouco mais caro que os outros citados até aqui.

5 Ortodontia

Você tem tempo e visa uma saúde bucal no longo prazo? Então a ortodontia é para você!

Essa especialidade trata e corrige a posição de dentes e maxilares por meio de aparelhos e demais técnicas.

Antigamente havia muita preocupação de quem fazia o tratamento, principalmente com a parte estética, já que ninguém queria ficar com aquele “sorriso metálico”. Porém, isso felizmente já foi superado.

Primeiro, cuidar da saúde bucal nunca vai ser vergonha a ninguém e segundo, se você quiser pode optar por discrição usando um aparelho branco ou transparente.

Verdade seja dita: quase todo mundo vai precisar de um ortodontista ao longo da vida já que os dentes podem ir entortando naturalmente com o tempo.

Uma boa saúde começa pela boca

É evidente que um sorriso bonito nos dá mais confiança e melhora nossa autoestima, é como aquela famosa frase: os dentes são o nosso cartão de visita. Contudo, o foco de toda pessoa deve ser sua saúde, afinal dentes saudáveis tornam-se automaticamente mais bonitos.

Sendo assim, priorize sempre a sua saúde bucal com cuidados básicos de rotina como escovação três vezes ao dia (ou conforme recomendação profissional), uso de fio dental após as refeições e visitas regulares ao dentista.

Por fim, nunca realize um procedimento seja ele estético ou corretivo sem a orientação de um profissional capacitado.Vá ao dentista mais próximo a você e comece hoje mesmo a busca pelo sorriso perfeito.

Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *