Ronaldinho Gaúcho: como foi a passagem por Grêmio, Flamengo, Galo e Fluminense?

A carreira profissional de Ronaldinho Gaúcho iniciou-se no Grêmio. Sua primeira aparição como profissional ocorreu em 1998, na Copa Libertadores da América, onde logo sua habilidade e seu grande domínio de bola começaram a ser notados.

Ronaldinho brilhou nas finais do Campeonato Gaúcho de 1999, quando fez o gol do título para o Grêmio contra o Internacional, além de, audaciosamente, ter realizado dribles fantásticos sobre o capitão do tetracampeonato de 1994, Dunga.

Disputou 141 partidas e marcou 68 gols pelo Grêmio, contando partidas oficiais e amistosos. Alguns o consideram a maior revelação do Grêmio desde Renato Gaúcho.

De volta ao Brasil após jogar em PSG, Barcelona e Milan, a apresentação de Ronaldinho no Flamengo foi realizada dia 12 de janeiro de 2011 no Estádio da Gávea, onde o jogador foi recebido por mais de 20 mil torcedores.

A torcida foi ao delírio quando o craque se pronunciou pela primeira vez vestindo a camisa do Flamengo. Ronaldinho marcou 28 gols em 74 jogos com a camisa do Flamengo.

Ronaldinho Gaúcho no Atlético Mineiro

Após deixar o Flamengo, foi para o Galo. A sua estreia no Atlético-MG foi em 10 de junho de 2012, no Pacaembu, contra o Palmeiras, usando em sua camisa o número 49, já que o Atlético já tinha Guilherme inscrito com a camisa 10.

A escolha do número se deveu a uma homenagem à sua mãe, nascida no ano de 1949 e que travava uma batalha contra um câncer de mama recém-descoberto.

Pela Libertadores de 2013, ele chamou atenção principalmente na primeira fase, onde foi peça chave para que o Atlético pudesse conseguir cinco vitórias nos seis jogos.

Ronaldinho acabou sendo um dos principais nomes na conquista da Copa Libertadores da América pelo Atlético.

Com a conquista deste título, acabou se consagrando, entrando no seleto grupo de jogadores que foram campeões da Copa do Mundo, da Liga dos Campeões da UEFA e da Libertadores da América.

O último jogo de Ronaldinho pelo clube foi contra o Lanús, pelo segundo jogo da Recopa Sul-Americana, em que o Galo se consagrou campeão. Fez um total de 88 jogos e 28 gols, e conquistou a Copa Libertadores de 2013, o Campeonato Mineiro de 2013 e a Recopa Sul-Americana.

Passagem de R10 pelo Fluminense

Ronaldinho Gaúcho se apresentou à torcida do Fluminense no dia 19 de julho de 2015. Durante a semana anterior à apresentação, longas filas foram formadas em busca de ingressos para ver o craque.

O craque estreou pelo Fluminense no dia 1º de agosto, contra o Grêmio, sendo recebido com “mosaico 3D” pela torcida tricolor. O Fluminense venceu o jogo por 1 a 0 e alcançou a terceira colocação do Campeonato Brasileiro. Foi uma passagem curta, seu último time no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *