Qual a importância de uma alimentação saudável durante a gravidez?

Você sabe qual a importância de uma alimentação saudável durante a gravidez? Na fase gestacional cada mulher reage de uma forma diferente, algumas sentem desejos inesperados, outras desenvolvem a compulsão por comida, enjoos intermináveis, não consegue se alimentar direito, comem um tipo único de alimento, etc.

Por esse motivo, é mais do que importante o acompanhamento médico e a adoção de hábitos saudáveis durante a gestação, a fim de fornecer ao bebê, os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, além de manter a mãe bem nutrida para ter saúde e passar bem por esta fase, evitando complicações.

Muitas mulheres ficam encantadas com as maravilhas da gestação, como exemplo, o lindo ensaio gestante, a hora de comprar o enxoval, mas não dão atenção ao detalhe mais importante, que é a alimentação saudável.

Há uma série de benefícios para você e seu bebê, quando se alimenta de maneira saudável durante a gravidez. Confira a seguir quais são eles:

Benefícios: Qual a importância de uma alimentação saudável durante a gravidez?

Importante manter a alimentação saudável durante a gestação
Importante manter a alimentação saudável durante a gestação

Reduz as complicações na gravidez

As mulheres são vulneráveis ​​a várias complicações durante a gravidez, incluindo pressão alta e diabetes gestacional, devido ao consumo inadequado e/ou excessivo de alimentos industrializados, altamente calóricos, com grande quantidade de sal, etc.

Comer bem pode manter sua pressão arterial e a glicose em níveis adequados, evitando a diabete gestacional e pré-eclâmpsia.

Incluir alimentos saudáveis em sua dieta, ​​também pode ajudar a prevenir ou tratar doenças comuns da gravidez, como enjoos matinais e cãibras nas pernas. Garantir que sua dieta esteja cheia de proteínas magras, gorduras saudáveis ​​e carboidratos complexos pode ajudar a diminuir ou prevenir esses sintomas. Além de evitar celulites, ganho de peso excessivo, etc.

Reduz a incidência de má formação fetal

A exposição a certos produtos químicos ou um déficit em certos nutrientes podem levar a deficiência e má formação em seu bebê. A falta de nutrientes essenciais, como o ácido fólico, tem sido associada a taxas mais altas de defeitos congênitos, como a espinha bífida.

É importante comer alimentos naturais e não processados (embutidos, por exemplo), tanto quanto possível durante a gravidez, para evitar substâncias nocivas. Também é essencial tomar uma boa vitamina pré-natal para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais, como ácido fólico e ferro.

Garante um peso saudável para seu bebê

Os bebês com baixo peso ao nascer sofrem mais problemas de saúde e complicações potencialmente graves do que os bebês com peso saudável. Um baixo peso ao nascer pode dar ao seu bebê, uma vida inteira de complicações ou deficiências na saúde.

Certifique-se de comer alimentos nutritivos e calorias adequadas para promover ganho de peso saudável em seu bebê. Você deve ingerir pelo menos 300 calorias a mais por dia durante a gravidez, a maioria ou todas elas provenientes de alimentos nutritivos, como legumes e grãos integrais.

Prepara o cenário para uma boa saúde

O que você come durante a gravidez pode influenciar o desenvolvimento do bebê e o que ele come mais tarde na vida. Se você comer mal, seu bebê não apenas desenvolverá um gosto por alimentos com pouca nutrição, como também terá um risco maior de desenvolver obesidade e doenças graves como diabetes infanto juvenil.

No entanto, se você aderir a uma dieta nutritiva durante a gravidez, promove um desenvolvimento saudável em seu bebê que permanecerá com ele durante toda a vida.

Ajuda você a perder peso mais rápido após a gravidez

A maioria das mulheres deseja perder peso que ganhou na gravidez, o mais rápido possível. Se alimentar nutritivamente durante toda a gestação, não apenas aumenta a probabilidade de você ganhar uma quantidade saudável de peso, mas também facilita a perda do mesmo, após a gravidez.

Além disso, ajuda a criar hábitos saudáveis ​​que você pode continuar após o nascimento do bebê, facilitando a alimentação e a manutenção de um peso saudável.

Tudo o que você come tem um impacto no crescimento e desenvolvimento do seu bebê, bem como na sua própria saúde. Comer bem pode garantir que seu bebê cresça e se desenvolva adequadamente, e que você tenha menos complicações durante e após este período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *