Quais são os benefícios das meias de compressão?

Tudo isso soa muito bem, mas antes de você acabar comprando um par de meias de compressão para correr, vamos dar uma olhada em alguns dos supostos benefícios:

Então, como as meias de compressão o ajudam a alcançar esse importante fornecimento de oxigênio? O objetivo das meias de compressão é fornecer compressão graduada, o que significa que são mais apertadas na parte inferior e mais soltas na parte superior.

Eles foram projetados para ajudar suas pernas a combater os efeitos da gravidade, empurrando o sangue de volta ao coração. A pressão criada pelas meias ajuda a canalizar a perna , aumentando o fluxo sanguíneo para o coração – o que significa que você pode obter esses bons nutrientes e oxigênio essencial exatamente onde você precisar deles, quando precisar deles.

Quando você se exercita, seu corpo produz um resíduo chamado ácido lático. Se você deixar o ácido lático pairar em seus músculos, poderá estar sentindo uma grande dor amanhã de manhã – e incapaz de completar os cinco milésimos que planejou.

As meias de compressão estão aqui para salvar o dia! Como mencionamos acima, a terapia de compressão adequada pode ajudar a contrair suas veias – mas não se preocupe, isso é uma coisa boa!

Quando suas veias ficam mais estreitas, a velocidade do sangue fluindo (isso está começando a parecer física do ensino médio, não é?) Na verdade aumenta.

O aumento da velocidade significa que seu sangue e ácido lático podem realmente voltar ao seu coração muito mais rapidamente, diminuindo a quantidade de dor muscular que você sentirá nos dias seguintes à sua grande corrida.

As meias de compressão para corrida também podem ser usadas para controlar o inchaço nos pés, tornozelos e pernas. Como essas meias apertam essas áreas, elas impedem o acúmulo de líquido no tecido.

As meias de compressão para correr realmente funcionam?

Os círculos de corrida se prendem às meias de compressão, citando os benefícios acima como resposta a todos os problemas de corrida. Mas como essa teoria se sustenta? A terapia de compressão pode realmente levar o seu desempenho ao próximo nível?

Isto vai depender pra quem você perguntar.

Vamos dar uma olhada em algumas das pesquisas – prenda-se a algumas declarações conflitantes, pessoal!

Um resultado positivo, com certeza, mas infelizmente esse resultado não foi o caso em outros estudos.

Durante este estudo , os pesquisadores observaram 16 corredores de distância masculinos altamente treinados. Cada um deles foi encarregado de concluir dois testes de corrida de 12 minutos. Durante um, os sujeitos usavam compressão da perna, no outro, não.

Após a conclusão dos testes, os resultados foram: o equipamento de compressão da perna não afetou significativamente o desempenho do corredor.

Com esses três estudos em mente, é seguro dizer que o equipamento de compressão não foi comprovado como um aprimorador de desempenho obrigatório para o corredor de hoje. Infelizmente, a maior parte da pesquisa não apóia a idéia de que as meias de compressão podem transformar suas proezas atléticas – mas isso não significa que elas não oferecem outros grandes benefícios.

Mas ei, depende de você! Só porque os estudos não provam que as meias de compressão são eficazes, como mencionado, alguns corredores juram por elas. Neste ponto, é uma escolha pessoal.

Se você se sentir mais ou menos dolorido depois de correr, se for confortável manter o equipamento de compressão durante o passo ou se notar uma diminuição no inchaço – continue usando aqueles meninos maus!

Como dimensionar minhas meias de compressão?

Se você decidir experimentar as meias de compressão, verifique se está comprando o tamanho certo – usar roupas de compressão muito apertadas  não é apenas um problema do atleta – também afeta os acessórios de compressão na área médica.

O uso inadequado da compressão pode levar ao excesso de pressão na pele, o que pode causar desconforto e até hematomas.

Embora isso seja mais comum em casos de meias de compressão médica, ainda é importante considerar o dimensionamento quando você compra um par de meias de compressão para correr.

Infelizmente, o dimensionamento nem sempre é tão simples. Não existe um padrão universal para meias ou meias de compressão, por isso é crucial realizar suas próprias medições com uma fita métrica. Meça em diferentes partes da perna, incluindo a coxa, panturrilha e tornozelo, e experimente-as quanto ao tamanho antes de fazer uma compra.

Se você está comprando meias de nível médico, faça sua lição de casa. Melhor ainda, entre em uma loja de suprimentos médicos e peça a um instalador profissional para ajudá-lo a escolher o tamanho e o nível de compressão adequados às suas necessidades médicas.

Se, no entanto, você estiver comprando meias de compressão para corrida ou outras atividades atléticas, provavelmente será necessário tentar e errar na loja para garantir o ajuste apropriado.

Experimente alguns pares diferentes, ande por aí e veja o que é confortável. Nada de errado em dar um pulo, pular e dar um pulo pela loja – de que outra forma você deveria saber o que funciona para você ?!

Existem efeitos colaterais do uso de meias de compressão?

As meias de compressão para corrida são tipicamente seguras de usar, pois os níveis de compressão para meias destinados a atividades atléticas são relativamente baixos.

No entanto, se você tiver certos problemas de saúde, as meias de compressão de nível médio (estamos falando MUITO de compressão) devem ser evitadas.

Qualquer pessoa que esteja lidando com os seguintes problemas ou doenças deve evitar usar qualquer tipo de terapia de compressão:

  • Neuropatia periférica
  • Outras condições que afetam a sensação da pele
  • Doença na artéria periférica
  • Infecção de pele
  • Pele fina
  • Inchaço maciço nas pernas
  • Edema pulmonar por insuficiência cardíaca congestiva

Se você enfrentar alguma das condições acima, certifique-se de agendar uma consulta com seu médico antes de iniciar qualquer novo tipo de regime de exercícios. Enquanto estiver lá, verifique novamente se a terapia de compressão é uma opção para você.

As meias de compressão não são uma solução completa – mas são eficazes

As meias de compressão são ótimas para aumentar o fluxo sanguíneo e podem fornecer benefícios impressionantes durante as corridas diárias. No entanto, se você estiver olhando as meias de compressão como uma cura para todas as suas dores e dores de corrida, não tenha muitas esperanças.

Embora a terapia de compressão possa ser benéfica para certos corredores, as meias de compressão não curam nenhum tipo de condição ou lesão. Se você estiver com dores durante a corrida, marque uma consulta com seu médico e avalie qualquer tipo de lesão. As meias de compressão para corrida podem ser ótimas para aliviar os sintomas, mas não ajudam a corrigir maus hábitos de corrida .

De qualquer forma, mantenha um par de meias de compressão para correr na sua bolsa para ajudá-lo a se recuperar de uma corrida difícil, para ajudá-lo a percorrer as longas milhas da maratona e como medida preventiva para evitar o inchaço – mas não espere um par de meias para mantê-lo funcionando sem dor.

Conclusão: as meias de compressão podem ser um ótimo complemento para o seu equipamento de corrida, mas certifique-se de manter seu corpo saudável e feliz com a forma correta de corrida, o par de tênis certo e ajuda médica quando necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *