Prevenção de doenças, perda de peso e muito mais: o poder da pasta de amendoim

Uma das iguarias gastronômicas mais queridas nos Estados Unidos, a pasta de amendoim possui minerais, vitaminas e proteínas, além de substâncias antioxidantes, gorduras monoinsaturadas, consideradas boas, e baixo teor de carboidratos, sendo, assim, uma boa aliada da saúde, desde que não seja preparada com açúcar.

Ao ser feita de ingredientes saborosos, como amendoim torrado e alguns adoçantes (melado de cana e agave), essa pasta pode acompanhar diferentes alimentos, como pães, bananas e torradas. Aliando sabor, bom fornecimento de energia e diversos  nutrientes, a pasta de amendoim também é querida por diferentes categorias de atletas.

Contudo, as pastas industriais geralmente contêm conservantes, óleos vegetais, gorduras hidrogenadas e emulsionantes, o que afeta negativamente o organismo. Por isso, confira alguns benefícios trazidos pela pasta de amendoim que vão te encorajar a produzi-la artesanalmente em casa.

Proteção do sistema imunológico

Um dos inúmeros benefícios trazidos pela pasta de amendoim é o fortalecimento das nossas células de defesa, os anticorpos. A explicação para isso é que essa parte é uma fonte rica em vitamina E (boa para fortalecer glóbulos brancos), antioxidantes (que combatem envelhecimento celular) e ômega-3 (que reduz os níveis de inflamação no corpo, melhora a capacidade de aprendizagem e regula a coagulação sanguínea).

Outra vantagem é a melhoria do funcionamento muscular e a consequente prevenção de câimbras. Isso ocorre, pois, essa parte é rica em magnésio e potássio. Cerca de 30 gramas deste alimento contém uma média de 252 mg de potássio, em média, 15% da quantidade recomendada por dia.

Fonte energética

Outra vantagem é a alta capacidade energética deste alimento: uma colher de sopa (30 gramas) de pasta de amendoim contém uma média de 163 kcal. A energia provida é bastante equilibrada e, além de carboidratos, fornece proteínas e gorduras saudáveis, chamadas de monoinsaturadas, também presentes em alimentos como a castanha.

A pasta de amendoim ainda ajuda a aumentar a massa muscular, sem somar gorduras, favorece contrações musculares, reduz fadiga muscular e lesões. Isso a torna um alimento popular entre diferentes atletas e pode ajudar aqueles que desejam manter ou perder peso, desde que consumida em até duas colheres de sopa por dia.

O momento pré-treino é o mais indicado para o consumo da pasta, acompanhada por banana. Embora essa fruta apresente alto índice glicêmico, a gordura da manteiga que compõe a pasta ajuda o organismo a absorver mais lentamente os carboidratos da banana.

Benefício para os ossos

Por ser uma boa fonte de magnésio, a pasta de amendoim ajuda a manter e melhora a saúde dos ossos. Esse mineral é essencial para regular os níveis de cálcio nas células do organismo e impede que um excesso de cálcio se deposite em rins, articulações e parte dos vasos sanguíneos.

Além disso, o magnésio regula os níveis de açúcar no sangue, evitando a má digestão dos alimentos, os quadros de enxaqueca e a hipertensão. Esse mineral é responsável pelo relaxamento das artérias e a sua falta pode provocar problemas no coração, já que ele passa a trabalhar com mais esforço, o que pode causar arritmias e aumentar a pressão arterial.

Atuação contra Alzheimer e diabetes

O consumo regular de pasta de amendoim também é importante para proteger a memória de doenças como Alzheimer. O alimento é capaz de reduzir em 70% a probabilidade da doença, já que é rico em niacina (vitamina B3), que ajuda a remover substâncias tóxicas do corpo e participa da digestão de alimentos a partir da produção de ácido clorídrico (HCl, o ácido do estômago).

Além disso, este alimento reduz em 30% o risco de desenvolvimento de diabetes, especialmente do tipo 2. Isso ocorre, pois, ele é composto por fibras e ômega 9.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *