Precisa ser bom em matemática para cursar administração?

Não há como negar a enorme importância da administração no mercado de trabalho, sendo um dos cursos que mais atraem estudantes por parecer uma ótima área para quem está prestes a entrar no mercado de trabalho. Isso é uma realidade, pois todas as empresas, independente de sua área de atuação, precisam de um serviço de administração.

A principal função de um profissional na área é garantir que tudo que a empresa tenha como objetivo possa ser planejado e organizado usando técnicas da área.

Porém, muitos que se interessam no curso de administração ficam com medo do assunto, pois há um mito que o estudante precisa ser um aluno nota dez em matemática para poder participar dos cursos na área.

Muitas pessoas se questionam se isso é uma realidade ou um mito, além da grande questão que muitos sempre fazem ao procurar um curso de administração: a matéria é de exatas ou humanas?

Não há como negar que a matemática não é um assunto que atrai todos, afinal é uma matéria que requer muita atenção e prática, portanto as pessoas que se consideram espertas em humanas não conseguem, na maioria das vezes, se identificar com o assunto e contém dificuldade em aprender a matemática avançada.

Entenda se essa matéria é realmente necessária para cursar administração hoje mesmo.

Qual a importância da matemática no curso de administração?

Apesar de não ser uma parte muito grande do curso, ainda devemos mencionar que existem módulos em cursos de administração, seja cursos livres ou superiores, que requerem um conhecimento em matemática básica.

Isso não quer dizer que aqueles que não gostam da matéria não possam aproveitar desses cursos, porém é preciso manter a atenção para conseguir aplicar os conhecimentos da matemática durante o curso.

Devemos mencionar que a matemática financeira é a mais importante para quem cursa administração, pois é através dela que um profissional da área pode aumentar os lucros de uma empresa e potencializar seus resultados gerais, analisando números e aplicando formas de aumentar o lucro do negócio. 

O objetivo principal da matemática financeira em um curso de administração é ensinar os estudantes a lidar com os vários valores que podem encontrar em seu dia-a-dia profissional no futuro e tornar esses em lucro ou para que possam trabalhar com diversas transações financeiras dentro de uma empresa.

Ou seja, o financiamento de imóveis, a depreciação dos bens patrimoniais e outras áreas correlatas.

Administração é de exatas ou de humanas?

Por ser uma matéria um pouco complicada que acaba incluindo módulos focados na matemática financeira, a administração acaba sendo assumida como uma matéria de exatas.

Porém, a realidade é que o curso de administração é considerado de humanas, pois quem faz todos empreendimentos e uma empresa funcionar são as pessoas e a relação entre quem está dentro da empresa ou até mesmo consumidor e marca.

Porém, a realidade é que o curso de administração é considerado de humanas, pois quem faz todos empreendimentos e uma empresa funcionar são as pessoas e a relação entre quem está dentro da empresa ou até mesmo consumidor e marca.

Porém, a administração possui uma gama ampla em seu ensino, por isso é um curso considerado muito diverso e que mistura ambas categorias em um só aprendizado.

Por isso, é possível encontrar elementos de exatas e de humanas ao longo do curso. Isso faz com que a administração seja uma área que agrade a todos os tipos de estudantes, independente da sua preferência em matérias.

Isso faz com que muitos negócios de diferentes categorias necessitem de um profissional formado da área. Devemos citar que um escritório não é o único local onde um administrador pode trabalhar.

Um médico, dentista, mecânico e outros podem precisar da ajuda de um profissional da área ou até mesmo vão precisar do conhecimento de um curso de administração para organizar e planejar o seu próprio negócio. Por isso, ele é um curso para todos.

Quais habilidades preciso ter para trabalhar na área?

Além de ter uma noção básica de matemática, existem várias outras habilidades que um profissional da administração deve incluir em seu currículo para se destacar.

Um dos exemplos é uma habilidade comportamental: a fala eloquente em frente do público. Muitas pessoas não possuem facilidade ao falar com o público, seja ele grande ou pequeno.

Por isso, é uma boa opção participar em cursos oratórios ou treinar a fala em público antes de procurar emprego na área.

Outra ótima habilidade que um profissional deve ter antes de buscar trabalhar na administração é saber planejar e transmitir objetivos de forma clara.

Além disso, a atuação estratégica é muito importante para poder auxiliar na empresa, o que age diretamente junto com a análise de dados, onde o profissional tende a lidar com os números da matemática financeira.

Em geral, um profissional da área deve buscar participar em diferentes cursos, sejam eles livres, superiores ou de tecnólogo, além de também expandir seu conhecimento através da leitura e aprendizado por outros meios. Sempre se manter atualizado é importante para se destacar na área administrativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *