Por que você deveria usar o marketing de indicação no consultório

A indicação sempre foi uma das melhores formas de se ganhar novos pacientes. Com a  influência da internet tornou esse processo ainda mais fácil e vantajoso. Quer saber como aprimorar a indicação no seu consultório? Continue lendo! 

Durante muito tempo a forma mais acessível de pequenos e médios negócios conseguirem novos clientes era por meio do chamado “boca-a-boca”. Com o surgimento da internet e, em seguida, do Marketing Digital, montar uma estratégia sólida e profissional, a fim de promover-se na internet, se tornou algo mais acessível e, até, obrigatório para aqueles que querem ter sucesso nos negócios. 

Apesar das novas técnicas para a captação de clientes, a indicação ainda é um fator determinante na tomada de decisão, principalmente quando se trata de serviços relacionados à saúde.

Segundo pesquisa feita, em 2017,  pelo instituto Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmaram que confiam na indicação de um amigo ou familiar acima de qualquer outra forma de propaganda. 

Ao contrário do que muitos pensam esse fato se intensificou com a internet, isso porque as pessoas tendem a ir procurar opiniões de terceiros na internet antes de fecharem negócio com uma empresa desconhecida. 

O Marketing de Indicação é a área do marketing que explora ao máximo a indicação por meio de ferramentas disponíveis na internet. Ao implementar essa estratégia no dia a dia do seu consultório você irá otimizar uma técnica já muito presente no seu trabalho. 

Continue lendo para saber como utilizar o Marketing de Indicação no seu consultório!

O que é marketing de indicação 

Também conhecido como Referral Marketing, o Marketing de Indicação é uma estratégia feita para fazer com que os atuais clientes do seu consultório te indiquem para outras pessoas. Basicamente, eles se tornarão o seu canal de vendas.

Apesar das indicações serem feitas espontaneamente, é possível induzir para que elas aconteçam. A forma mais fácil de fazer isso é fazendo o que você já faz: proporcionar aos seus pacientes uma boa experiência, com um bom atendimento, ambiente agradável, custo benefício e tratamentos novos. 

Dessa forma, seus pacientes ficarão tão satisfeitos que irão compartilhar a experiência com outras pessoas. Acredite, as pessoas estão dispostas a falar bem sobre você gratuitamente! 

É como se você estimulasse o sentimento de reciprocidade nos pacientes de forma que, ao sair do seu consultório, eles estejam tão satisfeitos com o  aparelho dental transparente ou a lente nos dentes, por exemplo, que sintam a necessidade de retribuir divulgando o seu trabalho. 

Programa de Indicação

Uma ótima forma de explorar a reciprocidade é por meio do programa de indicações. Essa tática envolve o oferecimento de benefícios ao cliente em troca da indicação. 

Muitas empresas famosas alcançaram o sucesso por meio dessa tática. 

Uber

A Uber informa ao seu usuário a todo momento (seja qual for o tempo de uso do aplicativo) que se ele compartilhar um código fornecido pelo aplicativo com outra pessoa, e essa pessoa se tornar cliente Uber, ambos ganharão um desconto  na próxima viagem.

Nubank

A Nubank é o banco digital mais conhecido do país. A empresa conquistou esse status por meio do programa de indicações, onde seus clientes atuais indicam novos clientes ou enviam convites para a abertura de conta. 

A empresa, ainda, dá preferência na aprovação de aberturas de novas contas para os  clientes que vieram a partir de indicações. 

Outback 

Quando se trata de comida australiana a primeira coisa que vem a nossa cabeça é o Outback. 

Em 2018, a rede de restaurantes promoveu uma campanha do dia do amigo em que os clientes deveriam acessar um link para enviar fotos com um amigo comendo no restaurante. 

Ao enviar a foto cada um dos amigos ganhava um chopp de graça. Se a selfie envolvesse quatro amigos a bebida vinha no maior tamanho disponível. 

Bom, já deu para perceber que o programa de indicações é uma estratégia fácil e usada por grandes empresas. 

É só pensar da seguinte forma: como você ficou sabendo a respeito da Nubank, Netflix e Uber, três das empresa mais conhecidas atualmente? Certamente não foi por meio de propagandas na TV. 

Vantagens do Marketing de Indicação

Já deu para perceber que o Marketing de Indicação é uma estratégia bem comum e que aprimorou o velho boca-a-boca. Mas se você ainda não está convencido de que esse é um caminho vantajoso para promover o seu consultório, confira as vantagens do Marketing de Indicação:

Supersegmentação 

Novos pacientes que chegam por meio de indicação têm maior chance de ser o perfil perfeito para a sua clínica. 

Então, se, por exemplo, você for especialista em procedimentos estéticos, como o clareamento dentário, e estiver querendo ganhar mais pacientes para fazer um clareamento dental com moldeira, as chances de novos clientes chegarem até você a procura desse tratamento são altas. 

Isso significa que o seu trabalho para divulgar esse tratamento será encurtado na fase inicial, durante captação de novos pacientes. 

Menor tempo de negociação

Sabe quando um paciente novo chega a sua clínica e se espanta com o quanto custa um implante dentario e começa a pechinchar para abaixar o preço ou resolve procurar por opções mais baratas em outros consultórios? Essa situação pode ser bem chata e atrapalhar o dia dia do consultório, não é mesmo?

Porém, se esse paciente chegar até você por meio de uma indicação ele provavelmente saberá do preço que você cobra ou já terá confiança no seu trabalho e não irá  buscar outras alternativas, independente do preço. 

Menor custo de aquisição por cliente 

O custo por de aquisição por cliente (CAC) é o quanto você gasta para atrair cada paciente. Esse valor envolve as táticas que você usa para atrair clientes nos diversos momentos da tomada de decisão, ou seja, quando eles estão pesquisando sobre seus problemas, quando procuram por soluções para esse problemas e quando vão fechar negócio. 

Ao optar  por investir no Marketing de Indicação você economiza dinheiro de investimentos em outras estratégias de marketing para o consultório.

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