Por que é necessário fazer a manutenção do ar-condicionado?

O ar-condicionado é um grande aliado dos brasileiros que vivem em regiões quentes, aliviando o calor intenso dos dias de verão. Para quem tem uma empresa ou trabalha em casa, poder contar com esse aparelho também ajuda a conservar outros eletrônicos, como computadores, TVs e consoles de videogame.

O ambiente climatizado também se torna melhor para quem tem dificuldades para adormecer, uma vez que a temperatura amena facilita o sono profundo e restaurador. Entretanto, nem tudo é vantagem no dia a dia de quem tem esse tipo de aparelho. Após a compra e a instalação, é preciso programar a manutenção periódica de ar-condicionado. Você sabe por que isso é importante?

Saúde

O filtro do ar-condicionado pode ser o ambiente propício para a proliferação de micro-organismos nocivos para a saúde, como fungos, bactérias e ácaros. Pessoas que sofrem com doenças respiratórias, como rinite, bronquite e sinusite, precisam de atenção redobrada ao conviver com o ar-condicionado.

Para evitar crises e até complicações, a higienização do aparelho e do filtro deve ser feita regularmente, enquanto a frequência depende do local em que a pessoa se encontra. Quem vive em grandes centros, por exemplo, pode precisar fazer a limpeza do aparelho mais vezes por ano do que quem mora em bairros afastados e menos poluídos.

Ar limpo

O filtro do ar-condicionado é essencial para manter a qualidade do ar que respiramos. Se, ao ligar o aparelho, o usuário notar que o cheiro está ruim, precisa pedir ajuda especializada. O mau odor vindo do dispositivo pode indicar a presença de bolor ou até algo mais sério, que pode comprometer a saúde do proprietário e a durabilidade do aparelho.

Além da substituição periódica do filtro, é indicado que o aparelho fique localizado em um ambiente ventilado quando não estiver sendo usado. Essa medida previne a formação do bolor, evitando que peças importantes oxidem e danifiquem o aparelho ou diminuam drasticamente a vida útil dele.

Economia

A manutenção do ar-condicionado pode ser preventiva, a fim de evitar algum desgaste ou problema que pode ser monitorado e evitado, ou reparado. Prevenir um desgaste pode ser mais econômico para o usuário do que corrigi-lo. Além disso, a ação garante que o aparelho esteja funcionando plenamente e, dessa forma, economiza energia.

Correção de problemas

O ar-condicionado é o tipo de eletrodoméstico que acompanha a família por muitos anos. Por isso, não é incomum que, com o passar do tempo, problemas e falhas possam surgir. Quem opta por fazer apenas a manutenção corretiva, ou seja, chamar o técnico apenas quando o aparelho apresenta problemas, corre o risco de ficar na mão justamente quando mais precisa dele.

Aí, é preciso correr atrás do prejuízo, dependendo da agenda das empresas que prestam esse tipo de serviço e da compra das peças que precisam ser substituídas. Fazer apenas a manutenção corretiva pode ser algo barato que sai caro, não apenas na questão do gasto de dinheiro, mas também no nervoso e no calor que a família vai passar enquanto aguarda o conserto do aparelho.

Desempenho pessoal

Para quem trabalha em casa, poder desfrutar de um ambiente climatizado em um dia de calor é algo que faz toda a diferença no desempenho do  profissional. O calor extremo dá moleza, desânimo, atrapalha o sono, tira o apetite e deixa qualquer um desconfortável. Sem contar que atrai insetos. 

Então, como manter a concentração para trabalhar desse jeito? Fazer a manutenção preventiva e preditiva do ar-condicionado acaba sendo uma medida importante para preservar a boa performance no trabalho. Trata-se de um investimento na carreira durante o home office.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *