Passo a passo para entender sobre as novas tendências em redes sociais

As redes sociais estão se moldando a cada dia mais às necessidades dos usuários. Desde o início do surgimento dessas plataformas, muita coisa mudou – como exemplo, temos o término das atividades do Orkut no passado e a ascensão do Tik Tok no presente.

Por isso, é fundamental conhecer as principais tendências das redes sociais, como forma de compreender qual mídia funciona melhor, de acordo com as preferências dos usuários. 

Para as empresas, é um modo de orientar e otimizar os investimentos em marketing.

Afinal de contas, as iniciativas precisam ser planejadas, para que o orçamento seja feito com sabedoria e os resultados sejam satisfatórios. 

No caso das redes sociais, é preciso explorar essas mídias ao máximo, compreendendo as singularidades de cada uma delas.

O artigo de hoje vai mostrar um passo a passo de como entender as novas tendências em redes sociais e dar dicas de como aproveitá-las para o marketing digital.

Quer saber mais? Então acompanhe o texto!

Fique de olho no comportamento da audiência

O primeiro passo para acompanhar as mudanças nas redes sociais é observar o comportamento dos usuários. Hoje em dia percebe-se um grande crescimento dos conteúdos temporários.

Isso porque eles são rápidos e podem gerar um engajamento eficiente, além de aproximar o público dos criadores de conteúdo. 

Por exemplo, é possível gravar um stories no Instagram simples, de como funciona uma caldeira a lenha, e compartilhar com os seguidores.

Para termos uma noção, o número de usuários conectados no stories dobrou de 250 milhões para 500 milhões, entre junho de 2017 a janeiro de 2019.

Segundo dados do próprio Facebook, o modelo de stories irá superar os feeds das redes sociais como principal maneira de compartilhamento de conteúdo.

Muito disso deve-se ao próprio comportamento do usuário, que busca materiais cada vez mais rápidos, objetivos e direcionados.

Dê atenção para os vídeos

Não é de hoje que os vídeos são um tremendo sucesso para as estratégias de marketing. 

A ascensão da televisão, por exemplo, demonstrou isso no caso das mídias tradicionais.

Na internet, o cenário não é muito diferente: as pessoas tendem a procurar um vídeo sobre aluguel de caçamba de entulho, ao invés de ler um artigo, por exemplo. 

Isso não significa o completo abandono textual, mas sim, a necessidade de investir em formatos diversificados.

O crescimento da rede Tik Tok mostra o potencial dos conteúdos em audiovisual. Mas, não apenas nessa plataforma, o próprio Facebook, o Instagram e o YouTube também já demonstraram a importância dos vídeos.

De acordo com o Instagram, materiais audiovisuais recebem 38% a mais de engajamento e duas vezes mais comentários do que uma foto.

Tenha um posicionamento da marca

Vários estudos de marketing já mostraram a importância de adotar um posicionamento da marca nas redes sociais. 

Segundo pesquisas, 89% dos usuários preferem comprar de uma empresa que se posiciona sobre assuntos, do que aquelas que não têm opinião própria.

O posicionamento da marca vai além da linguagem, mas também inclui:

  • A forma as redes sociais são usadas;
  • O tipo de imagem escolhida no conteúdo;
  • Os personagens que aparecem nos materiais;
  • A própria escolha dos canais de divulgação.

Assim, mesmo em uma simples resposta sobre a disponibilidade de sacola supermercado, vale a pena adotar uma linguagem que reflita o perfil do seu negócio.

Além disso, é importante humanizar o conteúdo nas redes, para gerar proximidade e empatia do público-alvo.

Escolha bem os influenciadores

O marketing de influência já é bastante comum nas redes sociais. Porém, a tendência é escolher pessoas que realmente compreendam sobre a marca e adotem a mesma perspectiva, isto é, compartilhando das mesmas opiniões.

De acordo com uma pesquisa da Bazaarvoice, 47% dos consumidores estão cansados de conteúdos pouco autênticos e repetitivos. 

Outros 62% acreditam que campanhas com influenciadores somente se apoiam em pessoas que são facilmente influenciáveis.

Portanto, mais do que escolher as celebridades certas, também é preciso pensar em conteúdos alternativos, criativos e interessantes ao público-alvo. 

Afinal de contas, os usuários estão cada dia mais exigentes, e é preciso ir além da mera publicidade.

Conclusão

A internet é muito rápida. Portanto, acompanhar as tendências das redes sociais pode ser desafiador, ainda mais quando se pensa em estratégias de marketing. 

No entanto, é uma maneira de conquistar a excelência em ações de divulgação e, assim, obter ótimos resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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