O que faz um Operador de Caldeiras

Leia o artigo e descubra o que faz um Operador de Caldeiras:

Um Operador de Caldeiras é um profissional com capacitação para operar e supervisionar instalações com  caldeiras, sejam elas grandes ou pequenas. Ele trabalha de acordo com as regras das normas regulamentadoras e as regras da empresa.

Funções de um Operador de Caldeiras

O operador da caldeira conserva a ferramenta em um bom estado de produção e / ou é responsável pelo conserto das instalações, assim como pela instalação de outros sistemas responsáveis ​​pelo aquecimento ou refrigeração dos grandes edifícios. Ele também é responsável por manter os sistemas em boas condições de funcionamento em hospitais, escolas, edifícios comerciais, plantas industriais e outros locais. Os profissionais costumam trabalhar em condições confortáveis, com sistemas de controle remoto e computadores. No entanto, reparos e manutenção podem exigir que os operadores da caldeira trabalhem sob pressão, em ambientes quentes e barulhentos e em ambientes extremamente perigosos.

Como funciona uma caldeira

Uma caldeira é um tipo de recipiente de metal estacionário que usa gás, carvão, madeira ou eletricidade para aquecer água e gerar vapor sob pressão. O vapor pode ser usado para fornecer calor a uma grande instalação, como a indústria petroquímica. Uma das principais funções do operador de caldeiras é monitorar a eficiência e segurança deste equipamento, além de realizar a manutenção em todos os seus componentes. O técnico verifica periodicamente esses sistemas, realiza manutenção preventiva nas peças lubrificadas e corrige avarias.

Assim que um problema é percebido, o operador da caldeira na maioria das vezes desliga o sistema para fazer os reparos. Rotineiramente, eles são forçados a trabalhar rapidamente para restaurar o calor do prédio. Além disso, as caldeiras podem ser muito perigosas, barulhentas e sujas, e a maioria dos operadores usa roupas de proteção e proteção auditiva. A segurança é a principal preocupação, pois o combustível e a água quente pressurizada podem ser bastante voláteis. Os reparos podem exigir uma substituição rápida de uma pequena peça, como uma gaxeta ou rolamento de esferas, ou uma revisão completa de todo o sistema elétrico ou câmara de combustão.

Formação para um Operador de Caldeiras

O que faz um Operador de Caldeiras

Para se tornar um operador de sala de caldeiras, é necessário treinamento e um diploma de segundo grau, embora muitas empresas empreguem exclusivamente trabalhadores que concluíram programas formais de treinamento vocacional. Da mesma forma, o Operador de Caldeiras deve atuar como aprendiz por muito tempo antes de ser responsável pelo monitoramento deste tipo de equipamento. Ao adquirir experiência e aprender várias ferramentas e técnicas de profissionais, eles se tornam adequados para o trabalho. As empresas também realizam testes para testar o verdadeiro conhecimento e compreensão de uma pessoa dos procedimentos operacionais básicos e das medidas de segurança.

À medida que as tecnologias de aquecimento e resfriamento avançam, os novos técnicos passam muito mais tempo longe das máquinas reais e as monitoram com computadores que fornecem informações de diagnóstico imediatas. Atualmente, há uma grande demanda por trabalhadores com conhecimento especializado de sistemas complexos de aquecimento e resfriamento na maioria das instalações industriais, edifícios públicos e hospitais. É melhor buscar pós-graduação em escolas sérias, confiáveis ​​no mercado e reconhecidas por setores que desejam que seus alunos atuem como profissionais em sua força de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *