O que é alimentação funcional?

Uma alimentação funcional é, basicamente, composta por alimentos funcionais, ou seja, naturais e frescos. Além de nutrir o organismo, a ingestão desses produtos protege o organismo de doenças.

Há várias opções de alimentos funcionais. Um exemplo é o suco de lichia, que é uma fruta tropical saborosa, suculenta e benéfica para o coração.

No entanto, para que a alimentação seja, de fato, funcional, é necessário potencializá-la por meio da adesão de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e a ingestão da quantidade recomendada de água.

Cada tipo de alimento funcional traz vantagens específicas para a saúde, mas todos eles vão além de vitaminas, calorias e sabor. Veja alguns exemplos abaixo.

Peixes

Peixes como salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e truta trazem melhorias para a concentração e a memória, têm ação anti-inflamatória, reduzem o colesterol ruim e previnem doenças cardiovasculares.

O consumo desses peixes também auxilia a perda de peso, pois são proteínas que possuem menos calorias do que o frango e as carnes vermelhas, sendo favoráveis para dietas com foco em emagrecimento.

Um dos principais benefícios dos peixes está no ômega-3, que ainda evita o surgimento de problemas como infarto, aterosclerose e AVC.

Folhas verdes

Mostarda, espinafre, couve e folhas verdes em geral têm uma grande contribuição na alimentação.

Elas possuem ação antioxidante, atuam na prevenção contra alguns tipos de câncer, têm alto teor de fibras, possuem valor calórico baixo, são ricas em vitaminas e protegem as células contra o envelhecimento precoce.

Além disso, alguns estudos indicaram bons resultados em relação à redução dos riscos de catarata e de degeneração macular, perda progressiva da visão central.

Suco de lichia

O já citado suco de lichia possui uma vasta gama de nutrientes, como fósforo, magnésio, cálcio e vitaminas do complexo B.

Composta por muita água e poucas calorias, a fruta é rica em cobre, que ajuda na construção do colágeno da pele, vitamina C, importante para cicatrização e aumento da imunidade, e potássio, que diminui a pressão arterial e auxilia a contração muscular.

Além disso, a lichia dispõe de um bom carboidrato, que emite insulina em baixa quantidade, hormônio que tende a dificultar o emagrecimento.

Frutas alaranjadas

Alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora, acerola, pimentão amarelo e vermelho, manga e pêssego diminuem a pressão arterial, trazendo disposição e energia.

Eles também oferecem um aumento considerável da geração do calor humano e uma maior longevidade.

O antioxidante presente nesses alimentos é o alfa-caroteno. Pessoas que o possuem altos índices dele no sangue têm menos chances de desenvolverem doenças do coração, além de viverem mais, em comparação àquelas que o têm em pouca quantidade.

Alho e cebola

As propriedades presentes no alho e na cebola aumentam a imunidade e, em conjunto com uma dieta balanceada, ajudam a prevenir o câncer, além de contribuem positivamente para o tratamento dessa doença.

Também reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, aumentam a imunidade, reduzem o colesterol sérico, são antiparasitários e antibactericidas.

O ideal é consumi-los crus, todos os dias, porém, ingeri-los refogados ou inseri-los em chás também são boas alternativas.

Proteínas de soja

As proteínas de soja e os seus derivados têm como um dos principais benefícios a redução dos níveis de colesterol no organismo, visto que contêm 20% de gorduras ricas em ácidos graxos poli-insaturados e em torno de 40% de proteína de qualidade alta.

Ademais, também são uma excelente fonte de minerais, sobretudo, ferro e magnésio, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio e vitamina E, um nutriente fundamental no combate ao envelhecimento precoce, devido a sua ação antioxidante.

A soja ainda é rica em fibras e, consequentemente, proporciona uma sensação de saciedade maior, contribuindo para o funcionamento do intestino. Por fim, a lecitina de soja é essencial para a saúde do cérebro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *