O melhor custo-benefício ao escolher o celular ideal para você

Com tantas opções nas vitrines e nas lojas online, escolher um celular com a sua cara pode parecer uma tarefa bem difícil. Principalmente em épocas promocionais como na Black Friday, encontrar os melhores smartphones por preços bacanas é algo bem possível, mas que requer um certo cuidado.

Na hora de escolher o melhor aparelho para a sua necessidade, algumas coisas devem ser consideradas, e claro, o preço entra como fator crucial na decisão. Também é válido olhar fichas técnicas, opiniões de outros usuários e as vantagens de maneira geral ao adquirir um modelo em invés de outro.

Confira a seguir algumas dicas de como analisar cada modelo e acertar na escolha do seu novo aparelho.

Básico, intermediário ou top de linha?

Esse é o primeiro item a ser analisado, pois, é com isso que você vai partir para o próximo passo da sua escolha. Hoje, o mercado divide os modelos de celulares em três principais categorias, que são:

  • smartphones básicos: essa categoria inclui os aparelhos com design econômico, hardware limitado e recursos mínimos. São indicados para quem só usa os serviços de telefonia e mensagens, sem muito uso além disso.
  • smartphones intermediários (ou de entrada): são aqueles com mais funções e tecnologias envolvidas. Costumam ser versões mais baratas do que os modelos premium oferecem, mas sem deixar de lado experiências satisfatórias em câmeras, vídeo, armazenamento interno, desempenho e jogos online.
  • smartphones premium: são os modelos de primeira linha, que inovam o setor e apresentam novas tecnologias. São os mais caros do mercado, e geralmente são voltados para quem faz questão de ostentar aparelhos de última geração.

Escolhendo a marca

Após entender o seu perfil de usuário, é hora de começar a pesquisa pelos aparelhos que oferecem exatamente o que precisa. Nesse momento, você vai se deparar com diversas opções de marcas, muitas vezes oferecendo aparelhos bem similares.

O que vai definir sua escolha são as suas preferências de desenho do aparelho, configurações de processador, memória e desempenho de forma geral, além é claro do preço. Se você prefere um aparelho mais bonito, talvez não se importe tanto em ter uma bateria com menor duração.

E se você já sabe a marca desejada, é hora de partir para o item crucial.

Pesquisando e comparando preços

Atualmente não é difícil encontrar marcas que oferecem boa variedade de preços, pensando exatamente em todos os perfis de usuários. Um celular com funções mais básicas vai custar bem menos que um aparelho topo de linha, mas nem por isso ele é a melhor escolha.

Para encontrar o melhor preço, você pode tanto pedir ajuda de conhecidos que já possuem o aparelho que está de olho, quanto pesquisar online. Além dos sites comparadores, existem extensões de navegador que enviam notificações sempre que encontram o melhor preço do produto que deseja comprar.

Principalmente se você optou por um modelo intermediário, investir um pouco mais em um que não vai ficar obsoleto muito rápido pode ser um bom negócio. Além disso, se pretende trocar ou vender o aparelho depois de um tempo, dependendo do modelo e da marca, ele pode gerar um retorno vantajoso.

Cuidados na hora de comprar

Por fim, se você já sabe o celular que deseja e orçou quanto pode pagar, é hora de ir ao que interessa. Embora o preço seja muito importante, ele também pode gerar dor de cabeça. Desconfie de preços baixos demais, principalmente em sites de compra de usados e seminovos.

Se o preço parece muito vantajoso, peça mais informações sobre o estado do aparelho, garantias e formas de pagamento. Em todo caso, prefira comprar em lojas oficiais, e preste atenção no valor de parcelas ou mudanças de valor conforme o meio de pagamento.

Conclusão

Ir às compras depois de já  saber qual  produto você busca, pode te ajudar a poupar tempo e dinheiro. Mesmo que o modelo de uma determinada marca não seja acessível para o seu bolso, é possível encontrar outros com configurações parecidas e com um preço mais em conta.

Porém, se você é do tipo de consumidor que prefere pagar um pouco mais em um produto que promete maior durabilidade, tenha a certeza que ele irá entregar a experiência esperada. Por fim, pesquise as melhores lojas e aproveite seu novo celular sem maiores preocupações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *