NR-12: Saiba o que é

Em 8 de junho de 1978 o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou a Norma Regulamentadora número 12, também conhecida como NR12, que propõe uma série de regras que visam garantir a segurança, bem-estar e de indivíduos em ambientes de trabalho.

Sendo que a última alteração da NR12 foi em julho de 2019, realizada por meio de uma portaria do Ministério da Economia.

Diante disso, desde sua criação ela já passou por algumas alterações que visavam acompanhar as tendências e o desenvolvimento que a indústria vem sofrendo no decorrer dos anos.

Desse modo a NR12 tem como objetivo garantir que as máquinas e os equipamentos necessários pelos indivíduos em seu ambiente de trabalho sejam seguros e utilizados segundo seu ciclo de vida e manutenção.

Todavia, sendo uma norma tão importante para empresas e trabalhadores, será você realmente conhece a nr 12? Vamos falar mais sobre isso?

Norma Regulamentadora Número 12

Como uma norma, a NR12 propõe a fiscalização e a padronização do uso de máquinas e equipamentos industriais e para isso, independe do setor ou porte da empresa, basta que lidem com algum tipo de máquina no trabalho.

E segundo a norma é responsabilidade do empregador assumir as devidas medidas de proteção para a utilização segura das máquinas e equipamentos necessários para o labor.

Por conta disso é de fundamental importância que todos os empresários fiquem atentos às exigências da NR12.

De modo geral, a NR12, considera e impõe medidas como: proteção coletiva, organização do trabalho e proteção individual.

Tudo isso com o intuito de melhorar as condições de trabalho com máquinas e equipamentos, tornando o trabalho mais seguro, ou seja, visando a segurança do trabalhador e minimizando os riscos de acidentes.

Considerações finais

Diante do exposto, é possível depreender a importância de cumprir e ficar atento a todos os aspectos da NR12, certo?

Entretanto, sabemos, que nem sempre é possível fazer isso rapidamente, por isso surge soluções que conseguem ser eficientes e colocar em prática todos os aspectos da NR12 e ainda proporcionar uma gestão simplificada, rápida e eficiente, estamos falando da Normatiza app.

Portanto, caso você tenha alguma dúvida, precise de ajuda com a NR12 e outros aspectos de gestão, análise de risco, análise de dados, você pode solicitar suporte para a Normatiza facilitar e melhorar seus processos.

Esperamos que este artigo do nosso blog tenha contribuído para aumentar suas informações e te indicar soluções altamente eficientes diante de alguma dúvida ou problema com a NR12.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *