Currículo Profissional: Tudo o que você precisa saber para montar o primeiro currículo

Tem como elaborar currículo sem nunca ter trabalhado? É necessário colocar cargo ou objetivo pretendido em todo documento? Essas são algumas dúvidas que vários candidatos têm no momento de preparar o currículo.

O importante é que o candidato seja objetivo e sucinto, a pessoa deverá ter em mente que é por meio desse documento que ela será convocada para uma entrevista.

Além disso, toda informação importa, portanto, seguramente, você tem dados suficientes para colocar no seu currículo, mesmo que esse seja a sua primeira experiência.

A jornada para conseguir um bom primeiro emprego pode ser aterrorizante e trazer um pouco de insegurança, contudo, há como se preparar para entrar com o pé direito no mercado de trabalho.

Leia e reflita sobre as dicas listadas abaixo e entenda como você poderá fazer um currículo que te leve ao sucesso nessa busca pelo primeiro emprego.

O que um bom currículo deve ter?

Para responder esta pergunta acima, preparamos os itens abaixo explicando os principais tópicos de um currículo.

Após a leitura, você pode procurar por sites especializados com curriculo pronto para preencher e escolher o melhor designe para montar o seu!

Introdução;

Não é necessário que você coloque todas as suas informações pessoais na introdução do currículo, a pessoa que poderá te empregar não precisa saber qual é o seu RG, CPF e, muito menos, o nome dos seus pais.

Portanto, preencha somente com informações essenciais, como o seu nome, data de nascimento, endereço residencial, telefone para contato, e-mail e redes sociais.

Objetivo;

Você precisa definir a área de atuação, destacando e usando expressões genéricas, seja preciso na informação, indique exatamente qual é a sua área de atuação.

Experiência;

Trate a experiência com atenção especial, não deixe nenhuma informação relevante e atual de fora, pois esta é a informação mais importante do currículo.

Caso seja o seu primeiro emprego, cite empreendimentos Junior, estágios ou qualquer responsabilidade que já tenha tido, nunca deixe essa parte do currículo em branco.

É importante ressaltar também, que suas experiências devem ser listadas da mais recente para a mais antiga.

Formação.

É extremamente importante ressaltar o seu nível de escolaridade, a instituição de ensino onde cursou, o ano em que o estudo foi realizado e os cursos que tenha realizado.

Escreva de forma a possibilitar que o entrevistador conheça um pouco da sua trajetória e possa observar pontos que sejam de interesse para a empresa ao qual você se candidatou.

Gostou de mais uma das nossas dicas? Então não perca mais tempo, monte o seu currículo ja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *