Macrofotografia: você sabe o que é?

Quem se dispõe a ter como profissão a atividade de fotografia, deve ter em mente que conhecer as ferramentas disponíveis ao seu alcance é essencial ao se tirar um retrato profissional.

Neste cenário, podemos citar a macrofotografia, que é uma ferramenta bastante popular entre os fotógrafos, para se obter um retrato profissional satisfatório.

Neste artigo, iremos abordar este tema. Se interessou? Continue lendo e descubra o que é a macrofotografia e os benefícios de utilizar este recurso.

O que é Macrofotografia?

Macrofotografia é o retrato profissional de algo pequeno na vida real, que é capturado em um tamanho grande na foto. A definição técnica é de um objeto fotografado em 1:1 de magnificação.

Este recurso permite renderizar objetos minúsculos com detalhes incríveis, de forma que não seria possível a olho nu ou lentes de fotografia normais.

Essa é uma técnica que vem sendo muito utilizada pela ciência, e principalmente em decorrência da pandemia, para fotografar detalhes que não são perceptíveis aos olhos nus. 

Quais são os tipos de lentes macro?

Uma lente macro é um tipo de lente de câmera feita para tirar um retrato profissional de um objeto em uma proporção 1:1 na reprodução.

As lente macro vem com diferentes distancias focais, que variam de 35mm até 200mm.

  1. Lentes macro de curto alcance (35mm até 60mm): Essas lentes macro são as mais baratas e leves, mas também exigem que o fotógrafo esteja perto do objeto fotografado, o que pode criar sombras ou assustar o objeto.
  2. Lentes macro intermediárias (90mm até 105mm): Essas lentes têm um alcance de longa distância, mas ainda são leves o suficiente para serem manuseadas sem necessidade de um tripé.
  3. Lentes macro de longo alcance (150mm até 200mm): São utilizadas para proporcionar a melhor qualidade de fotos a longa distância, entretanto, são as lentes macro mais pesadas e caras.

Cabe ressaltar que cada uma das lentes permite retratar um tipo de cenário, devido a sua abertura! Dessa forma, veja qual o tipo de foto que está buscando fazer, para que então, você possa ver quais lentes você realmente necessita! 

Qual lente macro devo escolher?

A maioria dos especialistas recomenda lentes de 100m a 150mm de distância focal para fotógrafos iniciantes ou amadores.

Essas lentes intermediárias são boas o suficiente para se obter um retrato profissional de algo pequeno de forma satisfatória, e não são tão caras quanto as lentes com maior distância focal.

E as lentes macro, com maior alcance possuem um valor mais elevado, e foram criadas para uso profissional, já que ela requer um pouco mais de conhecimento técnico para sua utilização.

Qual a melhor câmera para tirar macrofotografias?

A lente macro é a peça mais importante do equipamento de retrato profissional macro. Entretanto, começar com uma câmera de alta qualidade (e compatível com a lente) é crucial.

Listamos algumas marcas de câmeras e modelos para considerar a macro fotografia:

  • Canon: As câmeras canon te mostram a abertura real. Os modelos da série Canon EF são uma opção confiável para macrofotografia;
  • Nikon: As câmeras Nikon têm a mais alta resolução, com 36 megapixels. Os modelos dão série Nikon AF são uma ótima opção para macrofotografia para retrato profissional.
  • Sony: As séries A da Sony são indicadas para se obter macrofotografia. 

O que são tubos de extensão e como eles são úteis em macrofotografias?

Tubos de extensão podem te ajudar a obter um retrato profissional macro mesmo se você não puder comprar uma lente macro.

Tubos de extensão são tubos côncavos que são acoplados à suas lentes para aumentar a sua distância focal.

Geralmente são vendidos em conjuntos, que podem ser combinados de acordo com a situação.

É recomendável investir em tubos de extensão que ofereçam conexão elétrica entre a lente e a câmera, pois assim é mais fácil de se controlar configurações como abertura e foco.

O lado ruim de utilizar os tubos de extensão é que a quantidade de luz que atinge o sensor é reduzida.

Dicas finais para se obter um ótimo retrato profissional macro

 Ter um equipamento básico é necessário, entretanto, só ter ferramentas boas não garante, necessariamente, um bom resultado no retrato profissional macro.

Separamos algumas dicas importantes para tirar ótimas macrofotografias:

  • Tire muitas fotos: Como em qualquer tipo de fotografia, quanto mais você praticar, mais chance você terá de experimentar e mais possibilidades você vai ter de se aperfeiçoar.
  • Utilize o foco manual, se possível: Algumas câmeras permitem o foco manual, o que proporciona as melhores macrotofografias.
  • Estabilize sua câmera: Para estabilizar sua câmera, utilize um tripé ou um disparador automático.

O desfoque causado pelo movimento em macrofotografias são exagerados, por isso, se não for possível utilizar ferramentas de estabilização, tente disparar a foto no momento da sua expiração.

Essas foram as principais informações que trouxemos acerca da arte de tirar macrofotografias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *