Estética odontológica, conheça os tratamentos que podem aumentar a sua autoestima

Com o passar do tempo, as pessoas começaram a se preocupar mais com a estética voltada para o atendimento da própria saúde e bem-estar.

Com o passar dos dias a estética odontológica foi evoluindo constantemente, trazendo novos procedimentos que realçam a beleza dos pacientes.

Todos nós gostamos de nos sentir bonitos, e existem correções que apesar de não serem tão conhecidas, podem ser feitas pela odontologia.

Neste artigo iremos falar sobre os tratamentos estéticos que podem aumentar a sua autoestima.

  1. Profilaxia 

Desde criança somos incentivados a adotar os cuidados básicos com a nossa saúde bucal. Esses cuidados são escovar os dentes regularmente e usar o fio dental.

Contudo, mesmo realizando todos esses cuidados com perfeição a visita ao dentista deve ser realizada no mínimo duas vezes ao ano.

Justamente em visitas como essas que a profilaxia pode ser realizada. Na prática, esse procedimento nada mais é que uma limpeza completa que retira toda a placa bacteriana do seu dente.

Esse procedimento consegue tirar cáries e retirar manchas dos dentes, devendo ser realizado apenas por um profissional.

Inicialmente pode não parecer um procedimento que influencie na sua autoestima, mas a placa bacteriana formada no dente é a principal causadora do mau hálito.

O tártaro se instala de forma visível nos dentes na parte externa, próximo as gengivas, trazendo uma sensação desconfortável ao sorrir.

Esse procedimento pode ser feito antes da montagem do aparelho ortodôntico transparente e ao retirá-lo, pois como qualquer procedimento, a ortodontia necessita de uma limpeza completa antes de ser iniciada.

  1. Clareamento dentário

É normal que com o passar do tempo os dentes se tornem mais amarelados, seja pelo consumo excessivo de café, refrigerante, cigarro ou alimentos que possuem um grande volume de corantes.

Ter um sorriso branquinho acabou se tornando o sonho de muitos brasileiros e ele pode ser conquistado através do clareamento dentário.

O clareamento possui algumas variações, dependendo da expectativa e situação dentária do paciente, que tem todo o direito por optar pela variação que mais o beneficie.

O clareamento dental com moldeira, por exemplo, é um dos procedimentos mais escolhidos, pois pode ser realizado em casa pelo próprio paciente.

Contudo o fato do procedimento ser feito em casa não anula as visitas ao dentista, que devem ser realizadas semanalmente enquanto o procedimento está sendo realizado.

Para aqueles que possuem manchas ou dentes amarelados, esse procedimento pode trazer grandes mudanças em sua auto estima.

Além do clareamento, outra opção é recorrer à colocação da lente de contato dental.

Esse procedimento consiste no uso de lâminas que são instaladas sobre os dentes, criando uma proteção para ele e trazendo o clareamento e o brilho tão almejados.

  1. Implantes e próteses

Há tempos atrás a odontologia não funcionava como hoje e, em alguns casos, pequenas dores podiam acarretar em procedimentos de extração.

Justamente por isso o número de pessoas que ainda hoje usam implante dentário é grande, porém tem diminuído anualmente.

Atualmente a odontologia evoluiu muito e se determina a restaurar um dente quase que por completo antes de chegar a decisão final de arrancá-lo.

Apesar disso, esse ainda é um procedimento necessário e que deve ser feito com especialistas. Para esse casos, os modelos de próteses e implantes também evoluíram muito.

Hoje os cirurgiões dentistas podem recorrer ao uso de próteses de encaixe, por exemplo, que garantem mais firmeza e segurança ao paciente, devolvendo a tranquilidade de poder sorrir e de se sentir bem com os próprios dentes.

  1. Aparelhos ortodônticos

Dentes brancos e saudáveis não são a única preocupação que a estética odontológica tem tido atualmente.

Isso porque existem alguns casos, que mesmo possuindo dentes lindos e brancos o paciente possui a dentição torta ou dentes aglomerados.

A evolução do aparelho ortodôntico é constante e hoje em dia é possível utilizar modelos mais discretos, de acordo com a necessidade.

Ou seja, não há mais a necessidade de usar o aparelho visível, pois existem modelos transparentes, que são mais sutis e se assemelham mais às características naturais do dente.

Para aqueles que se sentem incomodados, ou nunca se sentiram favorecidos pelo modelo tradicional, essa pode ser uma solução incrível para garantir a simetria dos seus dentes de maneira profissional e bonita.

Esse aparelho tem um custo mais elevado em comparação ao tradicional, pois é feito de um material mais sensível e tem uma montagem mais elaborada.

Contudo, para aqueles pacientes que realizaram tratamentos curtos esse procedimento pode ser a melhor escolha para o seu conforto e beleza.

O ramo da tecnologia tem trazido grande inovações para a área da saúde e podemos perceber que a odontologia também se beneficiou desses feitos.

Com isso, procedimentos mais cirúrgicos, como bichectomia ou preenchimento labial, também podem ser feitos por cirurgiões dentistas.

Só não se esqueça de procurar um profissional especializado para realizar qualquer um dos procedimentos citados neste artigo e, principalmente, procurar informações sobre os cuidados necessários para cada um deles.

Cuide do seu sorriso, pois ele é o seu cartão de visitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *