É saudável dormir com pets na cama?

A noite chega, você volta para casa, toma um bom banho e veste o pijama. Ao entrar no seu quarto, você nota um pequeno volume embaixo do cobertor. Ao se deitar, sente o seu cachorro ou gato devidamente posicionado para dividir a cama com você.

Dormir com pets é um hábito comum entre muitas pessoas com animais de estimação em casa. Os benefícios dessa prática são inúmeros, desde nutrir os vínculos com o bichinho e ter noites mais quentinhas, até alívio da ansiedade e ajuda para problemas como a depressão.

Mas, com todas essas vantagens, é preciso de alguns cuidados nesse momento com seu pet. Além de não poder deitar sobre ele ou de machucá-lo com movimentos bruscos durante a noite, é necessária atenção sobre a possível transmissão de doenças de pele pelo animal. Por isso, se  está em dúvidas se o melhor é comprar para ele um lugar para dormir, confira alguns prós e contras.

Reduzir ansiedade

Um dos principais motivos que leva muita gente a dormir com os seus pets é que esse hábito ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, ajudando a pessoa a não ficar remoendo preocupações no momento que antecede a chegada do sono.

Compartilhar a cama com o seu bichinho também pode reduzir a insônia, já que, via de regra, as pessoas se sentem mais confortáveis dormindo com ele. Isso acontece por alguns fatores como o calor do corpo do animal, a relação de afeto e a respiração ritmada de ambos ao longo da noite.

Transmissão de doenças

Compartilhar a cama é um ato bastante íntimo e pode facilitar a transmissão de algumas doenças de pele através do contato direto. Os pelos de mamíferos contêm microorganismos que ficaram presentes no corpo do animal durante todo o dia, o que pode provocar alguns tipos de alergia aos donos.

Os animais com pelagem mais longa ou que soltam mais pelo durante o ano (como o Golden Retriever) podem provocar mais alergias e sujeira do que aqueles com o pelo mais curto e duro (como o Doberman).

Por isso, é fundamental manter a higiene do seu bichinho em dia — como banhos e tosa. Se você é daqueles que já sofre com rinites e alergias, pode ser mais recomendado deixar o seu pet em uma caminha à parte. Também não se esqueça de  garantir que ele faça todas as suas necessidades fisiológicas antes de dormir.

Ajudar contra depressão

Isso pode ser especialmente importante para quem sofre com depressão. Pessoas nessa condição podem ter mais dificuldade de levantar da cama por falta de ânimo. Nesse contexto, ter um pet assume uma importância maior, pois os cuidados com o bichinho de estimação ajudam essas pessoas a criar e manter uma rotina.

Cuidar e dormir com pets também pode ser um recurso terapêutico benéfico para quem tem transtornos, como síndrome do pânico. A alegria e a segurança de afeto transmitida pelos animais podem ajudar essas pessoas dormirem mais tranquilamente e por mais tempo.

Interrupções de sono

Dormir com o pet pode ajudar a ter mais conforto para dormir, mas se você tem um sono leve e o seu bichinho é agitado, compartilhar a cama com ele pode provocar interrupções de sono, afetando a sua saúde negativamente.

Os cachorros costumam ser mais espaçosos do que os gatos e tendem a se movimentar mais durante a noite, além de roncar. Todos esses fatores podem interferir na qualidade do sono. Também é arriscado dormir com os cães de pequeno porte, já que você pode machucá-los e até sufocá-los enquanto dorme.

Fortalecer o vínculo

Pets como os gatos são extremamente independentes e gostam de ter um espaço e rotina próprios. Por isso, se o seu gatinho deitar na sua cama, encare isso como um sinal de que existe um vínculo de confiança e afeto entre vocês.

Contudo, se você tem um cachorro, pode ser preciso mais firmeza se ele decidir latir ou rosnar durante a noite. Se ele manter esses comportamentos mesmo após corrigi-lo, avalie comprar uma caminha só para ele.

Ao optar dormir com o seu pet, é recomendado deixar a porta do quarto aberta para que ele consiga sair à noite se quiser, sem precisar te acordar. Se preferir dormir separado, capriche na hora de escolher uma caminha e ofereça um lugar bem confortável para o seu amigo descansar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *