Dicas para utilizar tatame eva

De diversão ao treino esportivo, passando pela proteção de crianças em suas brincadeiras infantis, as placas de EVA (Etil Vinil Acetato) para tatames são resistentes, versáteis e possuem excelente custo-benefício. 

As peças podem ser adquiridas tanto para uso pessoal, como prática individual de ioga ou adorações religiosas, quanto para instituições como academias ou escolas. Confira agora algumas dicas para utilizar seu tatame com placas de EVA.

Em todos os casos, as peças protegem contra impacto e promovem uma prática física saudável e segura para todos. Conheça as especificações de cada placa de tatame EVA disponível no mercado e escolha a melhor opção para você.

Utilidades do tatame EVA

As placas podem ser vistas espalhadas por lugares como escolinhas, creches, academias, playgrounds, parques, shoppings, residências, buffets, festas de condomínio, entre outros. Não existe regra, basta instalar e levar para onde achar necessário, deixando o passeio de domingo com a criançada muito mais seguro e confortável, você pode instalar as placas até dentro de casa e gerar conforto para as crianças.

Ser resistente e versátil, aliado ao preço acessível e à fácil manutenção, são as maiores qualidades das placas de EVA para tatames. O material garante a segurança e o conforto para a prática de múltiplas atividades físicas, desde recreação infantil até a artes marciais de alto impacto.

Antiderrapante, a capacidade do material de absorver impactos ajuda a evitar machucados em eventuais quedas. Seu acabamento emborrachado traz mais conforto e suavidade ao caminhar e ainda garante isolamento acústico.

Ele também serve para revestimento de chãos e paredes. Pense em um grupo de crianças correndo, trombando e tropeçando suas brincadeiras. Revestir chãos e paredes de áreas recreativas de escolas com tatames de EVA pode evitar acidentes graves. E não se preocupe, o emborrachado é atóxico.

Maravilhas do EVA

Criado na década de 1950 e popularizado cerca de vinte anos depois, o Etil Vinil Acetato foi desenvolvido para substituir o couro. O EVA está em nossas vidas desde os tempos de escola, quando usamos o material emborrachado para enfeitar cartazes ou dar estrutura a maquetes. No dia a dia, ele dá as caras em produtos de artesanato e tapetes individuais para ioga e pilates.

O tatame de boa qualidade geralmente é feito de EVA, e é um dos itens fundamentais para a credibilidade de uma academia e bom desempenho de atletas. Mas como não machuca, não queima a pele, absorve impactos, é antiderrapante e isolante térmico, o uso do tatame de EVA ultrapassa o ambiente esportivo, sendo uma boa pedida para mamães e papais com crianças pequenas ou empresas do ramo infantil.

Tecnologia tatames EVA

As melhores placas de EVA para tatames do mercado têm Sistema Fit, que garante o encaixe perfeito entre as peças. O formato de quebra-cabeças completa o esquema, mantendo as placas firmes no chão e evitando desníveis.

O Efeito Memória, por sua vez, faz com que o equipamento retorne à sua forma inicial mesmo após o uso intensivo e contínuo. Assim, você pode dobrar seu tatame, pisoteá-lo ou exercer qualquer tipo de impacto sobre ele. No final, não ficarão ondas ou más-formações nas placas de EVA.

Espessura 

A espessura da sua placa de EVA faz toda diferença para a segurança de quem vai praticar atividades físicas no tatame, sendo específica para cada público alvo e determinada categoria de atividade. A mais fina costuma ter 10 mm de espessura, sendo utilizada para atividades de leve impacto como práticas religiosas em que é preciso se ajoelhar para fazer orações, ioga, pilates e brincadeiras infantis – é um favorito entre escolas e creches –, além de ser uma boa opção para cobertura geral de pisos para proteger as crianças.

No campo esportivo, os modelos de placa de EVA com 20 mm são destinados às artes marciais de baixo impacto, como Muay Thai, Taekwondo e Karatê. O tamanho seguinte, de 30 mm, é recomendado para treinos e até mesmo campeonatos de artes marciais de alto impacto, como Jiu Jitsu, Aikido, MMA e Kung Fu. Para maior durabilidade, há ainda a opção de 40 mm para esta última categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *