Dicas para aprender francês em casa

Aprender francês em casa é uma possibilidade, embora muitas pessoas pensem o contrário. Inclusive, existem várias dicas que facilitam o seu aprendizado, facilitando o caminho para seu objetivo. 

Considerada a linguagem do amor, da revolução e da diplomacia, o francês é o idioma oficial em mais de 30 países. E, dentro dos idiomas do mundo, o francês é considerado o mais relevante para a cultura e conhecimento. 

Muitas pessoas recorrem ao curso de francês para aprender uma nova língua, ou em outras regiões do Brasil. Porém, existem pessoas que gostam de novos desafios, e nada melhor do que aprender francês em casa. Confira dicas eficazes!

Melhores dicas para aprender francês em casa

Antes de aprender francês em casa, os estudantes devem realizar a imersão nesse idioma. Isso significa que você deve ler ao máximo nesse novo idioma, além de ter mais algumas atitudes simples, como mudar o menu de suas redes sociais e dispositivos.

Ou seja, deixe o português, e entre para o francês sem medo. Uma outra dica é entrar em contato com alguém que já fala o idioma, pois ele pode te auxiliar durante o processo de aprendizagem. 

Além disso, existem várias plataformas que auxiliam os estudantes a imergir em uma nova linguagem. Sendo assim, as alternativas para dar início ao aprendizado são várias, basta escolher a ideal para o seu perfil. 

Lembre-se que quanto mais o novo idioma for incluído em sua vida, mais o seu cérebro entenderá sobre a utilidade que ele possui. Uma outra dica extremamente útil é colocar etiquetas com o nome dos objetos de sua casa em francês. 

Assim que você realizar o processo de imersão ao novo idioma, o próximo passo é seguir mais dicas extremamente eficazes para aprender francês em casa. Essa é a melhor maneira de alcançar seus objetivos. 

1. Saia de sua zona de conforto

Uma das melhores dicas para aprender qualquer idioma novo é sair da sua zona de conforto. Isso significa que, na prática, você deve modificar seus hábitos e não ter medo de entrar em um novo ambiente. 

Afinal, quando você está na França, estará cercado de franceses e não terá outra opção a não ser se adaptar ao idioma local. Mas certamente você aprenderá francês antes de ir até as regiões que falam essa língua fluentemente. 

Mesmo que sair da zona de conforto não seja nada agradável em um primeiro momento, ele é necessário para alcançar seu objetivo. Além disso, essa é a melhor maneira de evitar a rotina, descobrindo novas coisas e tendo mais velocidade a longo prazo. 

2. Tenha um objetivo para aprender francês

As pessoas que vão fazer uma viagem turística, dificilmente vão precisar se apresentar em uma situação de negócios. O mesmo acontece se você for fazer uma viagem de estudos, por exemplo. 

Ou seja, para aprender francês, o estudante deve compreender qual é o seu objetivo. Dessa maneira, além de ter maior foco em seu aprendizado, o processo também é mais rápido. 

Além disso, quando você sabe o que quer, adapta os seus métodos de ensino para alcançar o objetivo rapidamente. Ter esse entendimento também é importante para descobrir se as aulas em casa serão suficientes ou não.

3. Aplique todo o seu conhecimento em situações reais

Entre todos os professores, autodidatas e especialistas na língua francesa, essa dica costuma ser unânime: para aprender qualquer idioma novo, é necessário aplicar todo o seu conhecimento em situações reais. 

Não existe um método mais eficiente que esse. Ou seja, sempre que aprender algo novo em francês, busca aplicar esse conhecimento em situações de seu dia a dia, como: escrever um e-mail, cartas ou redações. 

Mesmo que situações fictícias, é importante treinar todo novo aprendizado. O estudante pode fingir um diálogo no idioma com outras pessoas, por exemplo, seja com seus amigos ou familiares. 

4. Lembre-se de ser realista e paciente

Embora a maioria das pessoas saiba disso, é sempre importante reforçar: o processo para aprender um novo idioma, principalmente sozinho, envolve esforço e tempo do estudante. Ou seja, não é possível aprender francês de um dia para o outro. 

Entretanto, quando você estiver fluente em um novo idioma, todo o esforço será recompensado. Então, os novos falantes se sentirão orgulhosos, pois podem manter uma conversa com os fluentes nativos facilmente. 

Portanto, quando estiver planejando o aprendizado, seja realista e não perca sua motivação. Lembre-se que todas as pessoas passam por dificuldades para aprender algo novo, principalmente um idioma. 

Em um mês, mesmo que você ainda não consiga falar fluentemente o idioma, saberá conjugar os principais verbos. E, em três meses, poderá manter uma conversa com os falantes e assistir a séries, filmes e demais programas sem legenda. 

Mesmo que o processo de aprender francês em casa seja complicado, a chave é ter esforço e se manter motivado. Ao aplicar todas essas dicas em seu processo de aprendizado, o caminho para se tornar fluente será fácil. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *