Desvantagens do ensino a distância

Chances de distração altas

Sem professores disponíveis para interação face a face e sem colegas de classe que possam ajudar com lembretes constantes sobre tarefas pendentes, as chances de se distrair e perder o controle dos prazos são altas. 

Você precisa manter-se motivado e focado se quiser concluir com êxito o seu curso a distância. A educação a distância não é uma boa idéia se você tende a procrastinar e não consegue cumprir os prazos.

Custos ocultos

Embora o custo de um curso a distância seja geralmente mais barato que um curso presencial, pode haver custos ocultos envolvidos. Por exemplo, se o seu curso a distância for oferecido on-line, talvez você precise incorrer em algumas despesas iniciais, como instalar um computador e obter uma conexão confiável à Internet. 

Pode ser necessário comprar recursos adicionais, como impressora, câmera web e assim por diante. Algumas despesas podem ser recorrentes, como custos de manutenção e eletricidade.

Tecnologia complicada

A dependência excessiva de tecnologia pode ser uma grande desvantagem no modo de ensino à distância, especialmente quando o aprendizado ocorre em um ambiente on-line. Qualquer software ou hardware com defeito pode interromper uma aula em andamento e interromper o processo de aprendizado. Da mesma forma, se um aluno não é conhecedor de informática e tecnologia, sua experiência de aprendizado pode ser insatisfatória.

Qualquer software ou hardware com defeito pode interromper uma aula em andamento e interromper o processo de aprendizado. Da mesma forma, se um aluno não é conhecedor de informática e tecnologia, sua experiência de aprendizado pode ser insatisfatória.

 Dificuldade em permanecer conectado o tempo todo

Para aqueles que não têm uma fonte confiável de eletricidade ou não têm Internet confiável, pode ser difícil sempre acessar a casa de um amigo, um café, uma biblioteca ou outro lugar onde o acesso à Internet esteja prontamente disponível.

E esse tipo de acesso é crucial para o ensino a distância. Alguns programas podem até exigir que você tenha um DVD ou CD player para certos materiais ou outros tipos de equipamento que você precisa comprar, encontrar ou alugar para si mesmo (sem mencionar como descobrir como usá-lo corretamente). 

Tudo isso em cima do fato de que seu computador pode parar a qualquer momento, e por nenhuma razão ou sua energia pode esgotar-se por alguns dias e, de repente, você fica para trás sem ter como corrigi-lo.

Dificuldade em obter feedback imediato

O feedback pode ser quase imediato quando você está sentado na sala de aula com um professor, porque ele tem alguns minutos para analisar seu trabalho e decidir se você está ou não no caminho certo.

Ao enviar tarefas por e-mail, no entanto, pode ser mais difícil obter o feedback que você está procurando. Você precisa aguardar que o instrutor tenha a chance de ficar on-line, o que pode não acontecer com a frequência desejada. Quando você receber o feedback necessário, poderá haver muito pouco tempo para fazer as alterações necessárias para a tarefa.

Mas não podemos esquecer que há muitas vantagens também em um curso on-line, listamos apenas algumas desvantagens que muitas pessoas podem se identificar, mas isso não significa que só tenha desvantagens, muito pelo contrário, há vantagens e desvantagens que você pode se identificar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *