4 Custos que você deve calcular antes de comprar um veículo

Para muitos, um veículo é sinônimo de liberdade e independência. No entanto, há custos que você deve considerar antes de comprar um.

Sendo assim, antes de comprar um veículo, pondere tanto suas necessidades quanto seu orçamento. Afinal, os custos de um automóvel estarão presentes em sua vida a partir do momento em que você comprar um. Confira a seguir.

Por que comprar um veículo?

De fato, um veículo pode ser de grande ajuda para quem mora longe do trabalho ou não gosta de pegar ônibus. Eles fornecem independência, rapidez de locomoção e liberdade.

Além disso, para muitos também pode ser um instrumento de trabalho, principalmente para quem prefere a independência de uma ocupação autônoma.

 Carros 

Comprar um carro é o sonho da maioria das pessoas. Além de ser um veículo que proporciona conforto e segurança, ele é uma excelente opção para os momentos de emergência. 
Sendo assim, confira abaixo algumas vantagens de ter um carro:

  • Rapidez para chegar aos locais das suas atividades cotidianas;
  • Segurança para andar nas ruas;
  • Capacidade para levar mais pessoas.

No entanto, podemos contar também com algumas desvantagens:

  • Alto custo inicial;
  • Custos de manutenção constantes;
  • Relativa dificuldade em encontrar estacionamento.


Motos 

Para quem precisa economizar, mas precisa de um veículo para as tarefas cotidianas, uma moto é uma ótima opção. Além de ser pequena e não precisar de uma garagem grande para guardá-la, ela tem outras vantagens como:

  • Menor consumo de combustível;
  • Manutenção mais barata;
  • Maior agilidade no trânsito;
  • Facilidade para encontrar um estacionamento.

Porém, entre suas desvantagens podemos encontrar:

  • Pouca proteção em dias chuvosos;
  • Risco maior de acidentes de trânsito;

Caminhonetas 

As caminhonetes são excelentes veículos para quem vive no meio urbano, mas gosta de se aventurar em estradas íngremes. São resistentes, potentes e têm uma boa capacidade de carga.

Além disso, as caminhonetas têm um consumo econômico de combustível, uma boa versatilidade e segurança. A depender das suas necessidades e rotina, elas têm um excelente custo-benefício.

Caminhões 

Para quem trabalha no ramo de transporte e quer mais independência, o caminhão é o veículo ideal. Ele tem uma grande capacidade de carga, excelente para quem precisa transportar grandes quantidades de produtos.

No entanto, os custos desse veículo, tanto de aquisição quanto de manutenção, são altos.

Você precisa considerar a capacidade de carga, qual o ramo do transporte escolhe e sua frequência de trabalho. Assim, poderá escolher com precisão o caminhão ideal para você.

Custos que você deve calcular antes de comprar um veículo 

Cada veículo tem suas características, vantagens e desvantagens. Dessa forma, o custo de cada um vai variar de acordo com o tipo do veículo, o tamanho e o valor de aquisição. 

Assim, antes de escolher o veículo que quer comprar é importante que você leve em conta todos os custos envolvidos. Só assim você ficará mais protegido contra surpresas desagradáveis no futuro.

Portanto, lembre-se de que o custo de um veículo não se resume ao valor que você paga no momento da compra. Há também os custos com consumo, manutenção, seguro e outros. Confira a seguir.

Consumo 

O preço com o combustível geralmente é uma das maiores preocupações de quem adquire um automóvel. Afinal, de nada adianta ter um veículo se ele só ficar parado na garagem.

Sendo assim, na hora de escolher seu veículo, opte por modelos econômicos. Calcule o trajeto que você fará habitualmente com seu automóvel e o quanto de combustível ele consome por quilômetro. Depois, verifique se esse valor se adequa ao seu orçamento.

Além disso, não se esqueça de deixar uma margem extra para os dias de lazer e imprevistos.

Manutenção 

As manutenções preventivas precisam ser feitas com regularidade. Dessa forma, você vai evitar gastos com conserto, reparação e reposição de peças quebradas. 

Portanto, ao escolher seu veículo, leve em consideração os custos fixos que terá com as manutenções e revisões.

Seguro 

O seguro, como o próprio nome diz, é uma medida de segurança contra possíveis prejuízos. Os riscos de se ter um veículo podem ser altos e é sempre melhor prevenir do que remediar. O seguro serve para lhe ressarcir de possíveis danos no uso dos veículos.

Sendo assim, os custos variam de acordo com o tipo de cobertura que você escolher, como por exemplo:

  • Proteção contra roubos e furtos;
  • Cobertura em desastres;
  • Indenização por perda total;
  • Seguros de terceiros e outros.

Ademais, ao escolher a cobertura do seu seguro, leve em consideração o tipo de veículo e os tipos de atividade que irá desempenhar com ele.

IPVA

IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. É um custo fixo de um imposto que você paga anualmente. O valor que você vai pagar por ano vai variar de acordo com a alíquota do seu estado e o valor de compra do seu próprio veículo.

Dessa forma, ao escolher seu automóvel, inclua também em seu orçamento quanto de IPVA você pagará por ano. 

Pronto, agora que você já conhece os custos que precisa calcular antes de comprar um veículo, deixe nos comentários sua opinião. Qual veículo você acha que mais se adequaria às suas necessidades e ao seu orçamento?

Por fim, não se esqueça de que um automóvel pode ser um grande “quebra galho” em nossas vidas. No entanto, se você não pesar bem os custos pode ter uma incômoda dor de cabeça mais tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *