Conheça as 15 redes sociais mais utilizadas no mundo

Gosta de navegar nas mídias sociais ou precisa delas para o seu trabalho? Independente do motivo que trouxe você até aqui, é um fato que elas fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas hoje em dia. Por isso, reunimos neste artigo as redes sociais mais utilizadas no mundo para você conhecer!

Mas antes de contar um pouco mais sobre cada uma, vale avisar que você vai precisar também de um bom pacote de internet, seja para trabalhar ou apenas para lazer. Nesse caso, o plano controle Tim Redes Sociais é uma excelente opção! Com ele, o usuário tem acesso ilimitado a essas plataformas e pode navegar o quanto quiser.

Agora sim, vamos conhecer as redes sociais mais populares do planeta? Veja a lista a seguir!

15 redes sociais mais utilizadas no mundo

15. Baidu Tieba (300 milhões de usuários)

Ao longo desse artigo, você provavelmente vai encontrar plataformas das quais nunca ouviu falar e se perguntar “como assim essa rede social tem tantos usuários?”. Pois é, a resposta está na China, um país extremamente populoso e que possui suas próprias mídias sociais. 

O primeiro caso desses a aparecer por aqui é a Baidu Tieba, um fórum para compartilhamento de ideias e informações, que possui diversos nichos e foi bastante popular no país. Hoje em dia, porém, o número de usuários está diminuindo, já que a partir de 2015 surgiram outras concorrentes que caíram no gosto dos jovens. 

14. LinkedIn (303 milhões de usuários)

Mas não é apenas de entretenimento que vivem essas mídias. A lista de redes sociais mais utilizadas no mundo também tem espaço para plataformas profissionais, como o LinkedIn. Nela, os usuários podem fazer networking, expor seus currículos e até encontrar vagas de emprego!

13. Douban (320 milhões de usuários)

A Douban é mais uma gigante chinesa. Criada em 2005, a rede social possui também uma popular estação de rádio e serve para troca de ideias e recomendação de livros, filmes, músicas e eventos. 

12. Twitter (326 milhões de usuários)

Apesar de ser muito utilizada por celebridades, marcas e políticos, o Twitter está apenas na 12ª posição entre as redes sociais mais utilizadas do mundo. Mesmo assim, ela é muito relevante. Principalmente nos Estados Unidos e no Brasil, os dois países com maior número de usuários. 

11. Reddit (330 milhões de usuários)

Outra rede social em formato de fórum é o Reddit. Na plataforma, existem muitos subreddits, voltados para tópicos específicos e que possuem sua própria página inicial.

Assim, ela consegue envolver usuários dos mais diversos gostos e promove uma série de debates. Aliás, seu diferencial é que existem moderadores, responsáveis por deletar conteúdos ruins ou que quebrem as regras da comunidade. 

10. Sina Weibo (446 milhões de usuários)

A Siba Weibo é mais uma rede social chinesa, que também tem bastante popularidade por toda a Ásia. Criada em 2009, ela serve como um microblog, em formato parecido com o Twitter. 

9. Douyin/Tik Tok (500 milhões de usuários)

Conhecido como Douyin na China, o Tik Tok já se tornou o aplicativo mais baixado nos Estados Unidos e caminha para conquistar cada vez mais mercados. Ele foi lançado em 2016 e acumulou 100 milhões de usuários em apenas um ano. 

Em 2017, a empresa chinesa dona da rede social comprou o musical.ly, uma startup estadunidense voltada para o público adolescente por 1 bilhão de dólares e desde então, tem consolidado seu domínio no país. 

8. QZone (531 milhões de usuários)

Lançado em 2005, a QZone é uma rede social com funções muito variadas, que ocupa o posto de 3ª mais utilizada na China. Ela permite que os usuários escutem música, escrevam um diário, enviem fotos e cultivem um blog. Além disso, possui perfis pessoais altamente personalizáveis e diversos recursos pagos.

7. QQ (803 milhões de usuários)

A QQ pertence à mesma empresa que a QZone, a chinesa Tencent, e serve como um aplicativo de mensagens vinculado à rede social. 

6. Instagram (1 bilhão de usuários)

Comprado pelo Facebook em 2012, o Instagram já acumula 1 bilhão de usuários. Ele foi lançado em 2010 e servia originalmente apenas para a publicação de fotos. 

Aos poucos, evoluiu também para vídeos curtos e stories. Hoje, possui ainda a função de IGTV, que permite a divulgação de vídeos mais longos e compete com o YouTube. 

5. WeChat (1,08 bilhão de usuários)

Lançado em 2011 como um aplicativo de mensagens, o WeChat se tornou a principal rede social chinesa em pouco tempo. Hoje em dia, ele serve como plataforma para compartilhamento de postagens, bate-papo e até para pedir comida ou enviar currículos. 

4. Facebook Messenger (1,3 bilhão de usuários)

O Facebook Messenger, bate papo do Facebook, ganhou um aplicativo próprio em 2011. Por isso, ele aparece separado na lista de redes sociais mais utilizadas no mundo, mesmo que as informações utilizadas pelas plataformas sejam as mesmas.

3. WhatsApp (1,5 bilhão de usuários)

Como você viu, os aplicativos de mensagem dominam essa lista. Afinal, tornaram-se essencial no dia a dia atual. O WhatsApp, em particular, domina boa parte desse mercado.

Só no Brasil, 89% da população utiliza a ferramenta, segundo uma pesquisa feita pela startup Opinion Box e pelo portal Mobile Time.

2. YouTube (1,9 bilhão de usuários)

Chegando no top 2 da lista de redes sociais mais utilizadas no mundo está o YouTube. Mas vale avisar, aqui contam apenas os usuários com contas ativas. Então o número de pessoas que utilizam a plataforma pode ser muito maior, já que não é preciso ter uma conta para consumir os vídeos. 

Criado em 2005 e comprado pelo Google no ano seguinte, o YouTube acumula mais de 1 bilhão de horas de vídeo assistidas por dia!

1. Facebook (2,27 bilhões de usuários)

Por fim, chegamos ao Facebook, que ocupa o topo da lista. Mesmo com fortes concorrentes entre os jovens, a rede social continua tendo o maior número de usuários ativos no mundo. Só no Brasil, são 130 milhões de pessoas conectadas, mais da metade da população. 

Famoso pelas postagens e curtidas, hoje o Facebook aposta cada vez mais nos grupos como uma forma de manter seus usuários engajados. 

Aliás, engajamento é o desafio de todas as redes sociais mais utilizadas no mundo. Afinal, é disso que elas dependem para continuar crescendo e conquistando cada vez mais usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *