Como utilizar atividades lúdicas no letramento infantil?

A educação feita desde cedo é extremamente importante para o desenvolvimento de uma criança que pode crescer e ser um adulto inteligente e de sucesso.

Iniciar o letramento dentro de casa é muito recomendado por especialistas, portanto, é preciso notar que a educação não deve se iniciar dentro da escola ou jardim de infância.

O recomendado é que a educação se inicie desde o primeiro ano da criança dentro de casa, com auxílio dos pais ou parentes e responsáveis. Um dos melhores meios de ajudar no letramento e educação infantil é o uso das atividades lúdicas para auxiliar no seu sucesso.

Muitos não sabem do termo atividade lúdica, porém é muito provável que já até mesmo passaram por uma dessas atividades quando menor.

Seja caça-palavras, brincadeiras e outras atividades divertidas, todos já passaram por isso durante sua infância. Essas atividades podem ser elementos importantes como uma ferramenta pedagógica poderosa. 

O que são atividades lúdicas?

Como já mencionado, as atividades lúdicas são um tipo de ferramenta pedagógica, ou seja, uma maneira de ensinar as crianças por meio de atividades divertidas.

Não há como negar que crianças, principalmente em seus primeiros anos de vida, lutam contra a falta de atenção e preferem atividades estimulantes e interessantes ao invés de focar naquilo que é muito parado, sem nenhum som, movimento ou objetivo.

Músicas, jogos, brincadeiras, atividades como palavras cruzadas e caça-palavras, além de jogo da forca e muito mais são exemplos perfeitos de atividades lúdicas que pais e educadores podem usar para não apenas ensinar as crianças, mas também oferecer uma forma de entretenimento para eles.

É preciso notar que música, desenhos educativos, atividades estimulantes e lúdicas são mais eficientes no ensino das crianças que atividades que não envolvem nenhuma dessas características. Essas atividades ajudam a prender a atenção da criança e ensiná-las de forma mais fácil e descontraída.

O que é letramento infantil?

Na educação infantil, o letramento e a alfabetização são extremamente importantes para as crianças abaixo de 5 anos de idade.

Esse letramento infantil deve iniciar-se dentro de casa e continuar no jardim de infância ou na escola. A alfabetização e o letramento infantil são duas coisas diferentes, porém que caminham lado a lado por conta de sua função.

Muitos já reconhecem que a alfabetização se trata em capacitar uma criança a ler e compreender aquilo que está sendo lido. Porém, o letramento infantil se trata de uma forma de aplicar aquilo aprendido através da alfabetização.

Ou seja, capacitando uma criança a escrever textos, frases e palavras. Nesse processo, as crianças aprendem a usar o lápis, a caneta, a borracha e a tornar sons em letras.

Ou seja, o letramento tem como função inserir uma criança desde cedo no mundo da escrita, permitindo com que ela possa ler e escrever e se inserir socialmente e também culturalmente com uma educação apropriada desde cedo.

Por que utilizar atividades lúdicas no letramento infantil?

Como mencionado antes, não há como negar que crianças preferem atividades lúdicas, ou seja, divertidas e atraentes para seu nível de atenção. Abaixo dos cinco anos, é comum que as crianças prefiram o aprendizado por meio de músicas, pinturas e outras atividades que facilitam sua concentração.

Portanto, é extremamente recomendado por especialistas que pais e educadores apostem nas atividades lúdicas para auxiliar no aprendizado infantil.

Como utilizar atividades lúdicas no letramento infantil?

Para quem ficou curioso em quais atividades lúdicas existem para aplicar no letramento infantil, podemos citar algumas que todo mundo já participou alguma vez em sua vida e que podem ser aplicadas no aprendizado de crianças de 1 a 5 anos de idade.

Porém, podemos mencionar que essas atividades lúdicas continuam sendo ótimas fora do letramento infantil.

Caça-palavras

Os caça-palavras ajudam a criança a identificar palavras, podendo iniciar-se com palavras simples, como nomes de comidas ou objetos e aumentar a dificuldade com o tempo.

Palavras cruzadas

As palavras cruzadas não apenas auxiliam no ensino de novas palavras para uma criança, porém também ajudam a aumentar as habilidades de análise de uma criança desde cedo. É recomendado, novamente, que os pais ou educadores usem palavras cruzadas fáceis como nomes de animais ou alimentos.

Atividades de pintar

Pintar é uma das atividades favoritas de muitas crianças. Através da pintura, elas podem se expressar e, inclusive, escrever palavras usando a tinta.

Complete a palavra

Outro modo de influenciar um letramento infantil de sucesso é o jogo de completar as palavras. Uma palavra simples como ‘carro’, ‘maçã’ ou ‘cavalo’ pode ser dada para que a criança coloque sua cabeça para pensar e, assim, que aquilo que ela aprendeu seja utilizado em uma brincadeira divertida.

Perguntas e interatividade

De forma geral, as perguntas e interatividade entre pais e educadores com as crianças é fundamental. Seja questões bobas ou não, é importante sempre tirar as dúvidas dos pequenos para auxiliar em sua educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *