Como usar o rack na decoração

Esse móvel tradicional pode unir funcionalidade e beleza. Conheça formas de incorporar o rack na decoração para renovar sua sala de estar.

Certamente, o rack é um dos móveis principais e mais tradicionais do lar. Ele desempenha papel importante na sala de estar servindo como suporte para televisor e outros eletroeletrônicos. Além disso, o item atua no armazenamento de objetos, auxiliando na organização do ambiente.

Em adição aos seus conhecidos aspectos funcionais, o rack pode se tornar um ponto focal da decoração. Assim como ser evidenciado por itens decorativos ao seu redor. Confira nosso post e descubra formas de utilizar o rack na decoração.

Diferentes maneiras de aproveitar o rack na decoração

Seja ele acompanhado por um painel ou não, o rack ocupa um local central em um dos cômodos mais essenciais da casa: a sala de estar.

Esse espaço de convivência e lazer merece uma bela decoração que reflita os gostos dos moradores. A fim de alcançar esse objetivo, paredes, sofá, almofadas e toda a mobília devem atuar tanto como itens funcionais, quanto decorativos.

Dado seu lugar de destaque, o rack é um móvel que pode ser muito aproveitado para garantir a decoração desejada para sua sala de estar. Quer saber várias formas diferentes e simples de usar o rack na decoração? Acompanhe nossas dicas.

No centro das atenções

Racks com estilos e cores interessantes podem atuar como peças decorativas por si próprios. Essa é uma forma eficiente de expressar suas preferências decorativas através do rack em si.

Racks com cores ousadas e alegres destacam-se na sala de estar, garantindo personalidade e jovialidade. O toque de cor pode ser alcançado por meio de personalização de um móvel que você já possui.

A pintura e o envelopamento são formas de modernizar a sala de estar e empregar o rack na decoração. Esses procedimentos podem ser realizados por profissionais ou por você mesmo em casa, no estilo DIY.

Ao optar por essa escolha decorativa é preciso balancear as cores do ambiente. Portanto, se desejar trazer vivacidade por meio de um rack colorido, aposte em cores neutras e sóbrias para o restante do cômodo.

Modelos de racks diferenciados também podem brilhar e chamar a atenção dos visitantes e moradores.

Um exemplo de design com notável efeito decorativo é o rack com espaços de armazenamento abertos. É o caso dos racks com prateleiras ou compartimentos internos visíveis, como visto em modelos mais tradicionais com portas de vidro.

Para aproveitar essas características a favor da decoração, utilize um ou dois desses compartimentos para armazenar os itens eletrônicos que precisar. Os espaços restantes podem servir para expor livros, fotografias ou esculturas.

Rack na decoração: suporte decorativo

Uma das opções mais simples, porém efetivas, para incorporar o rack na decoração e estabelecer uma composição harmoniosa é adicionar itens decorativos sobre ele.

Desde livros até luminárias, solte a criatividade e decore o próprio móvel. Leia algumas sugestões de como fazer isso.

Iluminação e simetria

Apostar na iluminação também é uma forma de decorar e dar vida à área próxima ao rack. Caso o televisor esteja suspenso, instale duas arandelas de parede iguais, uma em cada lado do aparelho. Escolha um estilo que harmonize com o restante do cômodo para não distrair o olhar.

Se o rack estiver servindo de suporte para a TV, coloque duas luminárias de mesa ao lado do monitor. Os pontos de luz adicionais auxiliam a deixar o cômodo mais aconchegante e trarão uma simetria agradável aos olhos.

Toque orgânico e assimétrico

Essa dica segue o caminho oposto. Aqui a intenção é abraçar a natureza e suas formas para criar um visual assimétrico e moderno.

Experimente posicionar um vaso com uma planta relativamente alta, como a costela-de-adão, em uma das extremidades do móvel. Na outra, coloque potinhos com pequenas suculentas. A diferença de alturas vai destacar o rack na decoração da sala, tornando-o mais do que um móvel para fins funcionais.

Expresse seus gostos pessoais

Livros, fotografias e pinturas dizem muito sobre os moradores e suas preferências. Quando adicionados à decoração, tais itens personalizam o local, deixando-o único.

Os livros favoritos e quadros pode sem apoiados no próprio rack para dar o toque pessoal que faltava ao cômodo. Pode parecer diferente, mas quadros apoiados, e não pregados na parede, são uma tendência decorativa que deixa o ambiente moderno. O rack pode servir como um suporte para a exposição dos objetos com valor sentimental também.

Decore ao redor do móvel

Ao utilizar seu rack na decoração, não se limite apenas a colocar itens sobre o móvel. Lembre-se de que todo o espaço ao redor dessa peça pode ser aproveitado. Isso envolve a área vertical acima do rack e ao redor do televisor.

Uma mudança no pano de fundo

Nada mais simples e transformador do que uma parede com uma cor diferente das demais. Escolha um tom que já esteja presente no ambiente e pinte a parede atrás do rack para criar destaque. Aplicar papel de parede também é uma opção de transformar o ambiente.

O mesmo efeito pode ser alcançado com a instalação de um painel. Atualmente, é comum a comercialização de rack com painel, mas se não tiver um, você pode adicioná-lo. Não importa se o painel é diferente, basta que eles formem um par harmonioso.

Para garantir a harmonia, opte por tons próximos e atente-se à proporção entre rack e painel.

Enquadre o espaço próximo ao rack

Já pensou em elaborar uma galeria de arte acima do rack e ao redor da TV? Se um estilo mais ousado não é problema, ative o seu lado amante de decoração e crie um composição com vários quadros ou fotografias.

Parta do princípio de que a própria TV é um quadro e siga adicionando os demais retratos ou pinturas ao redor. Para uma composição mais sóbria, utilize molduras iguais ou semelhantes entre si.

Se o intuito for deixar o local mais descontraído, abuse das molduras diferentes, mas busque um fio condutor que traga unidade ao conjunto (como um estilo ou cor em comum).

Você imaginava que o rack na decoração apresentaria tantas possibilidades? Experimente aplicar uma de nossas dicas na sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *