Como limpar completamente uma cadeira de rodas manual

Cadeiras de rodas são auxiliares de mobilidade que nos acompanham em todos os lugares que vamos. Eles estão constantemente tocando o chão, e isso significa que estão expostos a uma enorme quantidade de lixo, lama e outros contaminantes. Além disso, é provável que comamos, bebamos e perseguidos muitos de nossos hobbies , o que significa que o estofamento da cadeira também ficará sujo. É importante que as cadeiras de rodas manuais sejam limpas cuidadosamente e regularmente, para garantir que elas estejam seguras e confortáveis ​​o tempo todo. Mesmo pequenos problemas como acúmulo de poeira, sujeira ou cabelos podem impedir que as rodas se movam livremente.

Limpar uma cadeira de rodas não é uma tarefa fácil, pelo menos não se você quiser fazê-lo corretamente. As cadeiras de rodas são feitas de vários materiais diferentes, cada um com sua própria tolerância e requisitos de limpeza. Eles também podem ser estranhos, já que existem muitos cantos e recantos onde a sujeira pode se acumular. Aqui tentamos simplificar o processo, fornecendo um guia detalhado para a limpeza de uma cadeira de rodas manual.

Você precisará: Suprimentos para limpeza de cadeiras de rodas

Antes de comprar suprimentos para limpeza de cadeiras de rodas, verifique o tipo de cadeira de rodas que você possui e leia as diretrizes do fabricante. No dia-a-dia, é uma boa ideia limpar a cadeira com um pano limpo, úmido e sem fiapos. Isso reduzirá a taxa na qual a sujeira se acumula e o deixa entre as limpezas. Quando chegar a hora de fazer uma limpeza mais completa, reúna o seguinte:

  • Uma escova de dentes velha
  • Spray antibacteriano adequado (consulte as diretrizes do fabricante)
  • Vinagre
  • Frascos de spray
  • Panos sem fiapos
  • Sabão suave
  • Limpador de pneus de bicicleta
  • Ar comprimido (opcional)

Produtos químicos para limpeza seguros para cadeiras de rodas

Os sprays antibacterianos domésticos Mose devem ser adequados para uso em cadeira de rodas. Seque bem a cadeira de rodas após o uso para evitar corrosão. Certifique-se de que a cadeira de rodas esteja seca antes de ser usada novamente, pois alguns compostos de limpeza podem causar danos à pele humana. Evite produtos de limpeza de lã de aço e à base de petróleo, pois podem danificar a tinta da cadeira de rodas.

Como limpar uma almofada de cadeira de rodas

A maioria das cadeiras tem uma almofada de tecido e apoio para as costas. Algumas cadeiras têm um suporte de couro ou couro sintético. Você deve removê-los antes de iniciar a limpeza. Suportes de couro / couro sintético podem ser limpos com bastante facilidade. As almofadas de tecido precisarão ser limpas com uma solução de vinagre para remover odores e tratadas com sprays antibacterianos.

Faça isso à noite e deixe a almofada arejar durante a noite para que esteja pronta para ser usada novamente pela manhã. Limpe as almofadas regularmente, pois os odores podem se acumular rapidamente.

Como limpar um quadro de cadeira de rodas

Depois de retirar a cadeira de rodas para que não haja tecido facilmente danificado, será necessário limpar o quadro. É melhor fazer isso usando um pano sem fiapos embebido em detergente.

Limpe todo o quadro, trabalhando lenta e metodicamente. Preste atenção a todas essas porcas, juntas, fendas e peças móveis. É particularmente importante que você limpe essas áreas, mas pode ser complicado obtê-las todas. Use uma escova de dentes, se necessário. O ar comprimido também pode ser útil para remover a poeira, mas na maioria dos casos uma escova de dentes faz a mesma coisa e custa menos dinheiro.

Limpe a cadeira com um segundo pano seco depois de terminar, para remover qualquer resíduo líquido e reduzir o risco de corrosão.

Como limpar o estofamento de cadeira de rodas

Já tocamos na manutenção básica das almofadas, mas às vezes elas precisam de mais atenção do que isso. Se derramar uma bebida ou um pouco de comida em uma almofada de cadeira de rodas, limpe-a da melhor maneira possível, imediatamente.

O fabricante da cadeira de rodas provavelmente fornecerá algumas instruções sobre como manter a cadeira limpa. Caso contrário, trate os estofados como se fossem móveis normais feitos de material semelhante. Antes de usar qualquer líquido de limpeza no estofamento, faça uma pequena limpeza de teste em um pedaço de tecido que não seja fácil de ver durante o uso diário.

Quando tiver certeza de que o líquido de limpeza que você estiver usando não danificará o estofamento, você poderá limpar o restante do tecido. Verifique se o limpador que você está usando possui propriedades antibacterianas. Limpe bem o tecido e deixe secar ao ar antes de usar a cadeira novamente.

Não se esqueça que os aspiradores de pó geralmente vêm com um acessório para limpeza de estofados. Use-o para aspirar as almofadas e remover a poeira acumulada que não é atingida quando você limpa a cadeira.

Remoção do Crime das rodas e raios

A limpeza das rodas e dos raios é vital para garantir que sua cadeira de rodas se movam livremente e seja fácil de usar. Limpe as áreas visíveis com um pano úmido e use uma escova de dentes para limpar as áreas que de outra forma não conseguiria alcançar. O ar comprimido é útil para alcançar as lacunas muito pequenas e difíceis.

Cadeiras de rodas tendem a pegar muita sujeira. Pêlos de animais podem se acumular em lugares estranhos, e poeira, lama e sujeira do exterior também podem se acumular em partes móveis. Isso não apenas é um problema em termos de trazer sujeira ao ar livre para sua casa, mas também pode dificultar o uso da cadeira de rodas se ela se acumular ao redor do eixo e danificar a pintura, aumentando a probabilidade de as áreas metálicas da cadeira de rodas corroer.

Limpe as rodas regularmente. Use limpador de pneus de bicicleta na parte externa das rodas, se o fabricante recomendar isso. Seque bem as rodas quando terminar.

Empacotando

A manutenção de cadeiras de rodas é como qualquer outra tarefa de limpeza doméstica. É melhor fazer ‘pouco e frequentemente’. Se você cuida bem de uma cadeira de rodas, espera-se que ela dure por muitos anos. Se não for mantido adequadamente, no entanto, pode representar um risco de infecção para o usuário e começar a cheirar desagradável rapidamente. Adquira o hábito de limpar a cadeira a cada dois dias e fazer uma limpeza completa regularmente, para evitar danos e manter a cadeira segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *