Como escolher os óculos de proteção para cada atividade?

Os óculos de proteção são considerados equipamentos de proteção individual (EPI). Eles são essenciais para a proteção dos olhos dos trabalhadores, daqueles que desejam realizar atividades domésticas ou até mesmo esportes que envolvam algum produto perigoso ou partículas com riscos de acidentes com os olhos. 

Assim, hoje vamos falar de alguns tipos de óculos de proteção e qual o mais indicado para cada atividade. Por isso, se você lida com produtos que podem machucar seus olhos, não deixe de conferir este artigo. Vamos lá? 

Qual a função dos óculos de proteção? 

A segurança e a prevenção de acidentes é a parte mais importante de qualquer trabalho. Por isso, é importante usar equipamentos que possam diminuir os riscos de ferimentos e lesões, como os óculos de proteção

Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo e mais fácil de machucar, não é mesmo? Por isso, há diversos fatores e partículas que podem ferir ou danificar seus olhos.

Esses ferimentos podem ocorrer de forma imediata ou ao longo do tempo, sem que a pessoa nem perceba que a lesão está acontecendo.  

Trabalhos que envolvem materiais como solda, vidro, aço, produtos químicos, radiação, vapor ou luz solar apresentam muitos riscos de acidentes e possíveis ferimentos com os olhos. Por esse motivo é importante saber qual os óculos de proteção mais indicado para cada atividade. 

Mas como escolher os óculos de proteção mais adequados para sua atividade? 

Para cada atividade você lida com um material diferente e, portanto, há a necessidade de saber qual óculos de proteção é o mais indicado para o material e ambiente que você está trabalhando.

Além, é claro, de verificar se os óculos estão de acordo com o formato e o tamanho do seu rosto. Por isso, saber escolher os óculos mais adequados para a sua atividade faz toda a diferença. 

Óculos para atividades ao ar livre

Muitas atividades são realizadas ao ar livre, com muitos riscos de diversas partículas atingirem seus olhos, e até mesmo insetos, já pensou nisso? Por esse motivo, até mesmo atividades físicas e esportes como o ciclismo e corrida exigem o uso dos óculos de proteção

Aqui, por se tratar de ambiente com muita incidência de luz solar, é muito importante que os óculos contenham proteção UV. Também devem possuir material resistente e leve. 

Além disso, não pode ter a lente transparente, pois a alta luminosidade pode afetar a sua visão a longo prazo. Assim, é indicado que os óculos tenham lentes cinzas, azuis ou avermelhadas, dependendo do tipo de atividade praticada. 

Óculos para reformas e construções

A gente sabe que nas reformas e construções o risco com os olhos é de impactos e partículas os atingirem. Por isso, os óculos de proteção precisam ser resistentes. Eles vão proteger seus olhos contra possíveis impactos, poeiras, cimentos e resíduos. 

Além disso, é indicado que seja transparente para ambientes cobertos. Já para ambientes com a incidência de luz solar, devem possuir a lente mais escura e proteção UV.

Existem ainda os óculos in-out, que são transparentes e com a lente espelhada, e são indicados para quando o trabalho é realizado nos dois ambientes de forma alternada. Eles permitem que o trabalhador não perceba a mudança de luminosidade intensa. 

Os óculos também podem ser abertos nas laterais ou fechados para quando há riscos de lançamentos de partículas de todos os lados.

Óculos de proteção e máscara para soldagem

Aqui o principal problema enfrentado é a luminosidade intensa que atinge diretamente os olhos. Durante a soldagem, os olhos sofrem com a radiação infravermelha e ultravioleta. Assim, é muito importante que os óculos tenham as lentes escurecidas para proteger os olhos da luz excessiva. 

É importante saber que a soldagem é uma atividade que apresenta grandes riscos. Nela podem ocorrer danos ao longo do tempo, sem que você perceba, como a perda progressiva da visão. Por isso, os óculos de proteção são tão essenciais. 

Óculos para trabalho em ambientes fechados

Muitos trabalhos são realizados em ambientes fechados e ainda assim apresentam muitos riscos.  Aqui, o principal fator a ser observado é a transparência da lente, que deve ser clara pois não há incidência de luz solar, ultravioleta ou infravermelha. 

Laboratórios, indústrias químicas, farmacêuticas, hospitais e até consultórios odontológicos possuem resíduos perigosos e capazes de danificar os olhos. 

Assim, nos trabalhos em ambientes fechados que envolvam produtos químicos, os óculos de proteção devem ser resistentes, muito justos e adequados ao tipo de rosto da pessoa e apresentar uma vedação na lateral, visando evitar a entrada dos produtos químicos. 

Já em locais fechados que envolvam somente o possível contato com pequenos resíduos, como consultórios médicos e odontológicos, os óculos podem possuir as lentes mais finas, visando evitar o contato com partículas de sangue, saliva, dentre outros. 

Conclusão

Os óculos de proteção são um dos equipamentos de proteção individual que mais passam despercebidos pelos trabalhadores.

Mas agora que você sabe da sua importância e que existem diversos tipos de óculos de proteção, deve escolher o mais adequado para sua atividade, observando os riscos e principalmente o formato de seu rosto. Assim, você terá muito mais segurança e menos riscos de machucar seus olhos.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *