Como escolher o melhor aplicativo de transporte

O aplicativo de transporte já é uma realidade bem efetiva nos dias atuais. Eles são muito buscados por oferecerem esse tipo de serviço por um bom custo-benefício. Existem diversas opções de apps que podem se encaixar no dia a dia de várias pessoas, como aplicativos de carona para viagens longas, carros de luxo, transporte de pets ou segurança especial para mulheres. Vamos ver neste artigo como você pode escolher a melhor opção.

Como funciona um aplicativo de transporte?

Com a economia cada vez mais em baixa, até por conta da pandemia, as pessoas pensam sempre em economizar o máximo que podem e os aplicativos de transporte surgiram como uma ideia mais econômica em alternativa aos táxis, com a ideia de oferecer um serviço de carona, por um preço mais baixo.

A dinâmica dos apps de transporte em geral, funciona igual. O cliente irá informar o destino, o local de embarque, ver o valor da corrida e fazer a solicitação. No entanto, para se destacar nesse segmento, alguns deles oferecem diferenciais e facilidades para atrair mais clientes.

Aplicativo de transporte – O pioneiro no ramo, Uber 

O aplicativo de transporte Uber foi um dos primeiros e, sem dúvida, um dos mais bem sucedidos a disponibilizar esse tipo de serviço aqui no Brasil. A empresa revolucionou o mercado no país e abriu caminho para várias outras que vieram a seguir. Atualmente, está presente em mais de 800 cidades por todo o mundo após ter sido fundada em 2009 na Califórnia e permite que os usuários do app solicitem corridas e que pessoas comuns ganhem dinheiro com seus próprios carros.

Para utilizar o serviço desse app, o usuário pede a carona e após inserir o endereço do seu destino, irá escolher entre as opções de viagem, visualizando o preço, o tipo de carro e o tempo de espera. A partir do momento que o motorista aceita a viagem, o passageiro já tem acesso às informações, como o nome do motorista e a placa do carro, é importante sempre confirmar essas informações antes de entrar no carro. Assim que chegar ao seu destino, o motorista e o usuário podem avaliar um ao outro.

Quando o cliente se cadastra

Assim que o cliente se cadastra no app, ele pode escolher diferentes formas de pagamento, pode optar por pagar em dinheiro, cartão de débito, de crédito ou ainda utilizar a forma de pagamento pré-pago, o Uber Cash. 

Um diferencial da Uber é que ela tem no seu aplicativo alguns recursos de segurança, por exemplo, o passageiro pode compartilhar as informações da sua viagem com outros contatos, como amigos e familiares, acompanhar o trajeto da viagem em tempo real, enquanto estiver no carro, além da possibilidade de ligar para a polícia diretamente do aplicativo.

Vale lembrar que todos os cadastros do aplicativo – passageiros e motoristas – são feitos online. A empresa exige que, para se cadastrar como motorista, entre todos os documentos, apresente uma foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação “Exerce atividade remunerada – EAR” e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). E, se o motorista quiser trabalhar na cidade de São Paulo, também apresente o seu CONDUAPP (Cadastro Municipal de Condutores). 

A empresa também tem parceria com algumas locadoras de veículos que oferecem descontos para quem deseja ser um motorista parceiro, mas ainda não possui um carro.

O aplicativo oferece diferentes opções de serviço, tais como: UberX, que oferece carros compactos de quatro portas e viagens com ar-condicionado; Uber Juntos, uma alternativa para unir usuários para dirigir em direções parecidas; Uber Comfort, que conecta usuários a veículos e motoristas selecionados e bem avaliados, Uber Black, além do UberBAG e do BLACKBAG, todas essas categorias exigem que o motorista atenda alguns requisitos mínimos, como especificações do carro e as tarifas cobradas vão variar de acordo com a categoria que o passageiro selecionar. 

A empresa expandiu o transporte de pessoas para também o de aplicativo de entregas com pedidos de restaurante, por exemplo, o Uber Eats, e realiza transporte de carga, transporte corporativo e até mesmo aluguel de patinete e bicicleta. Algumas cidades mudam as exigências e serviços do app, mas em geral elas são as mesmas.

O que levar em consideração na hora de escolher?

Neste artigo, demos uma descrição um pouco mais detalhada sobre a Uber, mas na hora de optar pelo app que mais se adequa a você, sempre pesquise e compare os preços, tarifas dinâmicas, forma de pagamento, exigências para carros e motoristas, categorias e até opção de escolher apenas motoristas mulheres. Mas já deu para entender que é um mercado extremamente aquecido e cada vez mais em ascensão, não é mesmo?

Com o aplicativo de transporte é possível desenvolver um aparato completo com todas as ferramentas necessárias para facilitar a conectividade entre passageiros e motoristas. Experimente e conheça um negócio de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *