Como economizar dinheiro no supermercado: faça compras do mês gastando menos com estas dicas

Se tem uma coisa que todo mundo quer aprender é como economizar dinheiro no supermercado. Afinal, grande parte do nosso orçamento mensal é destinado a alimentação, com os mercados ficando com a maior parte disso.

Com a crise do novo coronavírus, muita gente perdeu o emprego (foram 2 milhões de pedidos de seguro-desemprego desde o início da situação), o que atrapalha um pouco o orçamento familiar.

O nível de inadimplência no Brasil já é alto, com mais de 60 milhões de endividados no país, e a situação pode piorar agora que temos esse contexto de crise.

Por isso, é importante saber como economizar dinheiro no supermercado para poder reduzir as chances de se endividar nessa pandemia.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Se planeje para saber como economizar dinheiro no supermercado

Um dos principais elementos que ajuda a não gastar tanto dinheiro quando fizer as suas compras de mês é se planejar corretamente antes de ir até o supermercado. Isso porque o planejamento evita que você compre mais do que precisa ou caia nas “armadilhas” dos mercados.

Essas armadilhas, no caso, são pequenos truques de posicionamento dos produtos que muitos mercados usam para poder aumentar as vendas de certos itens que combinam bastante entre si.

Por exemplo, muitos mercados colocam o refrigerante perto da batata-frita de saquinho. Isso porque eles combinam muito bem: quem compra um, vê o outro ali perto e acaba levando também.

Tanto é assim que os mercados sempre colocam alguns produtos-chave no caixa, pois as pessoas estão esperando a sua vez, olham o item e acabam levando-os também.

Se você levar uma lista para o mercado, com tudo que precisa comprar, você não cai nessas armadilhas pois só levará para casa o que estiver escrito no papel.

Além disso, a lista ajuda a definir corretamente as quantidades de cada item que você vai precisar para o mês. Assim, você evita comprar em excesso e pagar mais do que deveria.

Faça a sua compra em aplicativos para entrega em casa

Lembra que dissemos que os supermercados fazem algumas “armadilhas” para que você acabe comprando mais do que realmente precisa? Então, tem uma forma de resolver isso relativamente fácil: usar aplicativos de entrega.

Pois é, aplicativos como o Rappi Supermercados permitem que você faça uma compra de mês pelo celular, sem passar por aquela situação de cair em uma das muitas armadilhas que os mercados fazem para você pagar mais do que deveria.

Outra das vantagens dos aplicativos é que eles podem conter descontos sensíveis, especialmente para cobrir os custos de frete.

Por isso, é possível economizar bastante ao comprar os seus itens do mês em um aplicativo digital, especialmente se você comparar os preços em tempo real de vários mercados diferentes.

Não vá ao supermercado com fome se quiser economizar

Essa dica parece muito aleatória, mas ela é cientificamente comprovada: não vá fazer compras quando estiver com fome. Pois é, muita gente prefere fazer a compra de mês logo de manhã, assim que abre o mercado, pois tem menos fila nas sessões mais concorridas.

No entanto, isso significa fazer a compra com fome, pois você mal tomou café da manhã. O problema disso é que, de acordo com um estudo da Cornell University, é que você pode acabar comprando mais do que realmente precisa.

A explicação para isso, por enquanto, é que a fome faz com que a gente queira levar mais do que realmente precisaríamos para passar o mês. Por isso, o melhor é prevenir, tomar um bom café reforçado e sair de casa sem nenhuma fome.

Entenda qual é o melhor sistema de compras para você

Tem gente que prefere fazer compra uma vez por mês. Já outros preferem fazer a cada 15 dias ou a cada semana. Há muito debate sobre qual é a “melhor maneira”, mas o grande ponto a ter em mente é que é essencial escolher a periodicidade que melhor combina com você.

Isso porque um dos segredos de como economizar dinheiro no supermercado é seguir uma linha que é confortável para você.

Por exemplo, a compra de mês pode ser muito complicada para algumas pessoas, por envolver muitas refeições, muitas necessidades. As compras semanais são mais fáceis de “calcular”.

No entanto, para outros, as compras semanais são muitas oportunidades de comprar mais do que precisa e, por isso, os gastos sobem.

O segredo é experimentar e ver qual ideia combina bem com você e com seus hábitos.

Acompanhe a agenda de descontos dos supermercados

Por fim, claro, parte de saber como economizar dinheiro no supermercado é acompanhar a agenda de descontos dos mercados.

Para isso, o importante é assinar as newsletters ou os sistemas de WhatsApp dos mercados próximos a você. Assim você sabe qual é o dia da semana com desconto nas frutas, qual é o dia com a carne barata e por aí vai.

E aí, aprendeu como economizar com dinheiro no supermercado? Agora é só colocar as dicas em prática e reduzir bastante os seus gastos mensais.

Se as dicas foram úteis, compartilhe este artigo no grupo de WhatsApp dos seus amigos para que eles também aprendam como gastar menos no mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *