Autocuidado: fragrâncias contra o estresse

Quem pensa em seus próprios desejos e necessidades e recarrega as baterias, por exemplo, por meio do autocuidado com óleos essenciais, têm mais reservas mesmo no cotidiano estressante.Especialmente no apressado período de festas, muitas pessoas anseiam por paz e sossego para que o corpo e a alma possam recuperar as forças. 

Os óleos essenciais perfumados através de um difusor de aromas, podem fornecer um suporte eficaz aqui, porque chegam ao nosso cérebro através da mucosa olfativa e podem reduzir naturalmente o nível de estresse. 

Existem alguns limites para a imaginação: a paleta varia de um aroma suave de ambiente a um relaxante banho aromático, a uma auto massagem ou um bastão perfumado, que você pode simplesmente cheirar no meio.

As mulheres, em particular, que muitas vezes cuidam da maioria das coisas, desde comprar presentes até questões organizacionais e organizar o cardápio nos feriados, raramente têm a oportunidade de pensar em si mesmas.

Todos temos de aprender a ter um contato melhor com os nossos desejos e necessidades de novo e a dar-lhes espaço adequado. Os óleos essenciais são calmantes e podem perfeitamente nos acompanhar e apoiar.

O “déficit de autocuidado”, assim chamado, é particularmente comum entre os profissionais de enfermagem e geriatria, porque, por uma profunda empatia, muitas vezes levam as necessidades de seus pacientes mais a sério do que as suas. 

Além disso, muitas vezes acham difícil dizer “não” de vez em quando e se distanciar dos desejos e expectativas dos pacientes, colegas ou gerentes. Mas isso também se aplica a muitas pessoas fora desse grupo profissional. Não apenas as preocupações dos outros são merecidas, mas também a nossa atenção amorosa.

Aromaterapia: “autocuidado por dentro”

Empresas e empregadores podem dar uma contribuição ativa para promover a resiliência de seus funcionários e possibilitar o autocuidado adequado – por exemplo, integrando a aromaterapia como medida preventiva no sentido de autocuidado na vida cotidiana.

Salas de descanso adequadamente projetadas e perfumadas podem atuar como ilhas salvadoras de relaxamento. Algumas empresas já estabeleceram a aromaterapia como parte integrante da gestão corporativa da saúde.

Os exemplos mostram que o tempo de inatividade e as horas extras relacionadas a doenças podem ser reduzidos significativamente, enquanto a satisfação do funcionário aumenta.

Mas também existem muitas oportunidades em ambientes privados para satisfazer as suas próprias necessidades de cuidados, por exemplo, com uma massagem amorosa ou um banho de aroma envolvente. Os óleos essenciais naturais de algumas coníferas provaram ser particularmente eficazes porque mostraram reduzir o nível do hormônio do estresse cortisol.

Se você não tem tempo para caminhadas na floresta, de acordo com o conhecimento atual, você pode conseguir efeitos relaxantes semelhantes com uma fragrância adequada para o ambiente.

Não são apenas as baterias do carro que precisam ser recarregadas continuamente

Às vezes, até mesmo pequenos passos podem ser muito úteis. Em vez de se sentirem mal porque um projeto não pôde mais ser concluído, as pessoas estressadas e fortemente estressadas devem tentar combinar esse suposto fracasso com sentimentos positivos.

Por exemplo, posso dizer a mim mesmo: Foi bom para mim fazer uma pausa. Ou: tenho que me proteger para me manter saudável”. Perceber-se vigilante, reservando tempo para as próprias necessidades e, assim, responsabilizando-se pela própria saúde, aliás, também fortalece a resiliência individual. 

Esse “sistema imunológico mental” nos permite enfrentar crises e desafios incólumes. Aqueles que dedicam mais tempo à autorreflexão, ao relaxamento e ao cuidado de si têm maiores reservas nos momentos difíceis.

Receita “Caminhada aromática na floresta” para a banheira

  • 500 g de sal marinho;
  • 10 gotas de abeto de prata orgânico;
  • 10 gotas de eucalipto globulus;
  • Frasco de vidro orgânico (capacidade 500 g), escamas.

Preparação

Coloque os óleos essenciais em uma jarra de vidro. Adicione o sal marinho, feche a panela e agite bem. Para usar, adicione 4 colheres de sopa de sal de banho à água quente corrente do banho.

Receita de “raízes fortes”: óleo de massagem para o ritual noturno

  • 50 ml de óleo de amêndoa orgânica;
  • 8 gotas de pinho suíço;
  • 5 gotas de lavanda orgânica.

Preparação

Coloque os óleos essenciais no óleo de amêndoa. Feche o frasco e agite bem. É melhor aplicar na pele úmida ou na planta dos pés antes de ir para a cama e massagear suavemente.

Deixe um comentário