As vacinas obrigatórias para cães

As vacinas obrigatórias para cães

A vacinação contra as principais doenças infecciosas é a melhor prevenção. Manter uma boa saúde é importante para um cão, e um sistema imunológico maduro e bem desenvolvido contribui muito para isso.

Introdução

Os filhotes são geralmente vacinados a partir das 12 semanas de idade ou até antes. Normalmente, quando adotamos ou compramos um cão, o animal costuma vir com um folheto de saúde e pelo menos a primeira dose da vacina administrada. Um filhote não vacinado não deve entrar em contato com outros animais para evitar a propagação da infecção. Dependendo da raça do animal, da área geográfica em que você mora, da utilidade do cão (companhia, concursos de beleza, etc.), os tipos de vacinas também serão diferentes.

As vacinas obrigatórias para cães

Por outro lado, às vezes, mesmo após a vacinação dos cães, houve diminuição da imunidade celular mediada pelas células T e um estado temporário de imunossupressão. Apesar disso, os cães ainda são vacinados com vacinas vivas multifuncionais e doenças graves são raras. Esses fatos são corroborados por pesquisas realizadas em sistemas imunológicos e vacinas, uma vez que a resposta à vacinação parece criar um estado alterado de homeostase apenas quando a imunidade celular e humoral é necessária. Por este motivo, as vacinas devem ser administradas a animais totalmente saudáveis ​​e as recomendações devem ser rigorosamente seguidas.

Calendário de vacinação do cão

A vacinação obrigatória de cães protege contra o vírus da cinomose canina, parvovírus e raiva. As vacinas complementares protegem contra leptospirose, parainfluenza, tosse canina e Bordetella, doença de Lyme e coronavírus. A vacinação contra a leishmaniose é opcional.

A vacinação pode ser opcional em alguns país e pode ser obrigatória em outros países onde a doença é mais comum. Este é o principal esquema de vacinação de cães na Espanha:

  • Às 6 semanas: vacinação primária ou primeira vacinação.
  • Às 8 semanas: vacina polivalente.
  • Em 12 semanas: lembrete de vacina polivalente.
  • Às 16 semanas: raiva.
  • Anualmente: Lembre-se da vacina universal e da vacina anti-rábica.

As vacinas mais comuns são vacinas trivalentes, tetravalentes ou polivalentes. A vacina trivalente geralmente inclui vacinas contra cinomose, hepatite infecciosa canina e leptospirose. A vacina quadrivalente contém os mesmos remédios que a vacina trivalente, e a vacina contra o parvovírus canino deve ser adicionada. A vacina polivalente mais simples, além de incluir as proteções de todas as vacinas citadas acima, contém também a vacina contra a tosse canina e a vacina do coronavírus canino.

Vacinas para cães: Contra o que elas protegem?

As vacinas polivalentes mais comumente usadas são:

  • Pentavalente, que fornece imunização contra cinomose, adenovírus 1 e 2 (viveiro de hepatites e tosse), parvovírus e vírus da parainfluenza.
  • Hexavalente, protege contra a peste, adenovírus 1 e 2 (hepatite e tosse de berçário), 2 cepas causadoras de leptospirose e parvovirose.
  • Octovalente, que imuniza contra a peste, adenovírus 1 e 2 (hepatite e tosse de berçário), 2 cepas causadoras de leptospirose (mais detalhes aqui), parvovírus, vírus parainfluenza e coronavírus.

No caso particular do parvovírus, o problema é que 1–2 semanas após 6 semanas, a imunidade materna ainda é forte o suficiente para inativar essas vacinas, mas ainda é capaz de proteger os filhotes da infecção pelo parvovírus. Portanto, há uma necessidade particular de proteger os filhotes com outras estratégias, como alimentação imunológica, uma vez que os filhotes ainda têm um sistema imunológico imaturo e, portanto, têm necessidades dietéticas especiais.

Quando se trata de vacinas contra raiva para cães, elas forçam o animal a criar uma resposta imune contra o vírus. O cão estará protegido por 14 dias após a injeção da vacina. Quando administrado corretamente, é 100% eficaz. A primeira administração da vacina dura exatamente 1 ano. A duração aumenta para 2-3 anos. A vacinação de cachorros com menos de 12 semanas de idade é ineficaz, uma vez que os anticorpos maternos neutralizam o efeito da vacina.

Procurando uma veterinário para vacinar o seu cachorro? Clique aqui!

Continue lendo nosso site!

Deixe um comentário