Adeus, varal: saiba como escolher uma máquina que lava e seca as roupas

Os avanços tecnológicos têm facilitado uma grande variedade de atividades, inclusive, as domésticas. Um dos dilemas na hora de lavar roupas é o clima, por exemplo. Afinal, se estiver frio, a roupa irá demorar mais tempo para secar no varal, podendo ficar com um cheiro desagradável.

Entretanto, este cenário mudou com as máquinas lavadoras e secadoras. Com elas, é possível lavar e secar as peças — tudo de uma só vez. Assim, não é necessário se preocupar com o clima: basta organizar as lavagens de acordo com a sua rotina.

O modelo possui diversas vantagens, sendo ainda mais interessante para quem mora em apartamentos pequenos. Afinal, além do clima, existe a questão do espaço para a roupa secar — que, muitas vezes, é reduzido. Como consequência, a lavagem de roupas é feita de maneira fracionada.

Ainda existem muitas dúvidas em relação à escolha da melhor lavadora e secadora. Por isso, separamos algumas dicas de como analisar as máquinas para escolher uma que atenda às suas necessidades. Confira, a seguir.

Tipo de abertura

Um dos pontos que deve ser levado em consideração é o tipo de abertura da máquina. Aquela que abre por cima é chamada de top load, enquanto os modelos com tampa frontal são conhecidos como front load.

No Brasil, as máquinas com abertura por cima são mais populares e oferecem a possibilidade de abrir a tampa durante a lavagem. Enquanto isso, os modelos com tampa frontal proporcionam uma higienização menos agressiva às roupas.

Capacidade

Hoje, há uma grande variedade de máquinas que lavam e secam atendendo desde quem mora sozinho até famílias com mais de cinco integrantes. Neste sentido, para fazer uma compra com bom custo-benefício, é importante escolher uma máquina que atenda às necessidades de cada um, sendo o maior modelo nem sempre é o mais adequado.

A quantidade de moradores e a frequência de lavagem das roupas são alguns fatores que influenciam nessa escolha. Veja as diferentes capacidades oferecidas no mercado e quando elas são indicadas.

  • 1,5 kg a 3 kg: este modelo é bem compacto, sendo indicado para pessoas que moram sozinhas e possuem pouco espaço na residência. Em alguns casos, será necessário lavar as roupas mais de uma vez na semana;
  • 6 kg a 9 kg: possui capacidade média e atende quem mora sozinho ou com mais uma pessoa;
  • 10 kg a 12 kg: pode ser usada por famílias de até quatro pessoas ou casais que pretendem acumular a roupa e lavá-la apenas uma vez na semana,
  • 14 kg a 18 kg: os maiores modelos são indicados para famílias grandes, com mais de quatro pessoas, ou menores, que pretendem acumular uma quantidade considerável de roupa antes da lavagem.

Consumo de água e energia

O consumo de água e energia deve ser analisado para evitar surpresas na conta no final do mês. As máquinas com abertura frontal destacam-se, porque são mais econômicas e costumam gastar de 70 a 130 litros por ciclo. Enquanto isso, os modelos com abertura superior consomem de 90 a 200 litros.

Vale ressaltar que os gastos com energia podem aumentar com o uso exagerado dos modelos que lavam e secam. Por isso, é importante utilizar essas funções de maneira inteligente e estratégica. Lavar e secar com água quente são dois fatores que podem aumentar o consumo de eletricidade, pois é necessário aquecer a água e o ar.

Tipos de lavagem e outras funções

Além dos pontos citados anteriormente, é importante observar todas as funções que o modelo oferece, assim como os tipos de lavagem que estarão disponíveis no dia a dia. A econômica, por exemplo, proporciona a reutilização da água, que pode ser usada em outras tarefas domésticas.

Os diferentes tipos de lavagem também devem ser levados em consideração. Existe a opção para lavar peças delicadas, específicas para roupas de cama, cobertores e outros itens? Tudo isso deve ser verificado antes da compra.

Além disso, muitos modelos oferecem o recurso de sensores inteligentes. Eles conseguem calcular a porção de roupa que será lavada, definindo a quantidade ideal de sabão, amaciante e água que deve ser usada no processo, evitando desperdícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *