A importância da alimentação para uma pele bem hidratada

Na rotina de beleza, o que comemos desempenha papel fundamental na saúde cutânea. Desse modo, só usar produtos para a pele pode não ser suficiente para evitar o surgimento de rugas, manchas, flacidez e até acne.

De acordo com os especialistas, para ter uma hidratação eficaz, ou seja, de dentro para fora, precisamos beber cerca de dois litros de água por dia — ou 30 ml por kg corporal para elas e 50 ml por kg para eles. Ingerir tanto líquido pode ser desafiador e, para algumas pessoas, até nocivo, sobrecarregando os rins.

Então, como fazer para garantir o aporte hídrico necessário para a pele sem precisar beber tanto líquido? A resposta é simples: caprichando na escolha do cardápio.

Água nos alimentos

Tudo o que comemos também tem água, mesmo que não pareça. Quer uma prova? Coloque um pedaço de carne para fritar e observe a quantidade de líquidos que ela perde durante o processo. Esta é apenas uma amostra do quanto nossos músculos precisam de água para estarem saudáveis — mais um motivo para tomar outro golinho.

Frutas e verduras são extremamente ricos em líquidos e ajudam a compor a necessidade diária de hidratação. Priorizar frutas, verduras e legumes frescos é uma das principais maneiras de tirar proveito desses fluidos e garantir uma nutrição completa para o organismo.

Contudo, atenção: segundo os nutricionistas, apenas 10% da nossa necessidade diária de líquidos deve vir dos alimentos. Os outros 90% devem ser consumidos, preferencialmente, em forma de água pura. Chás e sucos podem ser ingeridos, preferencialmente, sem adoçante.

Benefícios da água

A água é um ingrediente essencial para a saúde. Ela está presente nas reações químicas do corpo, nos processos fisiológicos, na regulação da temperatura e na flexibilidade da pele.

Uma cútis bem hidratada se mantém elástica. Dessa forma, sofre menos com a passagem do tempo, ou seja, tende a ter menos estrias, rugas e linhas finas, eliminando melhor as toxinas e reduzindo a celulite. 

A água também ajuda a equilibrar a produção sebácea, reduzindo o aparecimento de cravos e espinhas. Portanto, ela é uma aliada essencial da beleza em qualquer fase da vida.

Alimentos priorizados

De acordo com dados do site Brasilescola, alguns alimentos de origem vegetal são extremamente ricos em água. O agrião, por exemplo, representa 93% do peso da abobrinha. Logo, esse tipo de vegetal ajuda a prover a quantidade de água necessária para uma boa nutrição.

Outros alimentos que são muito ricos em água e ajudam na dieta são: tomate, melancia, melão, pepino, alface, abacate, acerola, abacaxi, cenoura, manga e uva.

Os grãos e as leguminosas têm pouca água, mas absorvem esse ingrediente durante o processo de cozimento. O feijão, por exemplo, é composto por 14% de água quando está cru, mas, após ser cozido, chega a ter cinco vezes mais líquido em seu peso. 

O mesmo acontece com o arroz, que, após ser cozido, passa ter 70% de seu peso composto por água, tornando-se um aliado da hidratação. Sem contar todos os outros nutrientes, como vitaminas, fibras, sais minerais, etc, que estão presentes nesses alimentos.

Por outro lado, comidas industrializadas e ultraprocessadas têm pouca quantidade de líquidos e muita quantidade de sal, açúcar e gordura — ingredientes importantes para estabilizar e aumentar a conservação ou o prazo de validade desses alimentos.

Enquanto uma única acerola tem 90% de água, uma bolacha de água e sal tem apenas 3% de seu peso composto por líquidos. Notou a diferença?

Suco para hidratação

A maioria dos profissionais de saúde prefere que os sucos sejam deixados de lado e a água seja a principal fonte de hidratação diária. Isso porque, ao processar a fruta, parte de suas fibras são eliminadas e apenas o açúcar é ingerido. O suco, principalmente quando coado, pode se tornar tão calórico e nocivo para o organismo quanto um copo de refrigerante. 

Ele não precisa ser banido do cardápio, mas pode ser combinado a outros ingredientes para ganhar fibra e proporcionar saciedade. Essa é a proposta dos sucos verde, por exemplo. Também evite adoçar ou coar a bebida, garantindo, assim, mais fibras e menos calorias.

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