7 dicas para manter sua mochila sempre organizada

Ter uma mochila organizada pode fazer toda a diferença na sua rotina, especialmente se você carrega muitos objetos no seu dia a dia. Para manter tudo no lugar, acessórios, como estojos criativos, necessaires e outros itens organizadores, são indispensáveis, pois facilitam bastante a arrumação.

Além disso, é importante ter em mente todos os itens que você leva e a ordem que precisa de cada um deles. Abaixo, selecionamos algumas dicas simples e bastante úteis em formato de passo a passo para te auxiliar nessa missão de organizar a sua mochila. Confira!

1.  Esvazie a mochila

O primeiro passo que deve ser tomado é esvaziar a mochila. Assim, além de visualizar tudo o que você carrega nela, ficará mais fácil organizá-la, de forma que o espaço seja bem aproveitado. Neste momento, não se esqueça de esvaziar os compartimentos menores, tanto internos, quanto externos.

2.  Tire o que não for útil

Depois, jogue fora embalagens vazias, papéis com anotações antigas e qualquer outro objeto descartável. Além disso, remova da mochila os itens que não são usados, a fim de ganhar espaço e diminuir o peso carregado.

3.  Classifique por categorias

Feito isso, separe os itens por categorias. Alguns exemplos são:

  • trabalho;
  • estudo;
  • higiene;
  • eletrônicos,
  • beleza.

Dessa maneira, a organização será mais simples e funcional, visto que é importante que os objetos de cada categoria fiquem agrupados para facilitar a utilização.

4.  Use organizadores

Coloque lápis, canetas e outros objetos de papelaria dentro do estojo, para evitar que se percam na mochila. Opte por necessaires impermeáveis para armazenar itens de beleza e higiene, como pasta de dente, perfume e maquiagem, para evitar que, caso ocorra algum vazamento, passe para os outros objetos.

Em relação aos eletrônicos, como fones de ouvido, carregadores e computador, reserve um compartimento exclusivo para eles. Inclusive, há mochilas com um espaço próprio para notebook. Se possível, opte por elas para garantir a integridade do seu aparelho.

Ademais, use pastas para armazenar relatórios ou outros documentos impressos e prefira colocar tanto os livros, quanto os cadernos, deitados para impedir que amassem.

5.  Separe o que utiliza eventualmente

Há objetos importantes que nem sempre são necessários. No entanto, para poupar tempo e evitar esquecimentos, é importante já deixá-los separados para quando precisar.

É o caso, por exemplo, de itens de academia, como roupa, tênis e toalha, que são usados apenas algumas vezes na semana. No entanto, nada impede que você já deixe tudo pronto para só pegar no dia que for usar.

Já outros objetos, como casaco e guarda-chuva, embora não sejam usados todos os dias, possuem necessidade imprevisível. Portanto, é fundamental tê-los sempre na mochila.

6.  Prefira itens pequenos

Dê preferência para objetos portáteis, como aqueles que são vendidos em tamanho viagem, para que você possa aproveitar ao máximo o espaço disponível e correr menos risco de algo quebrar ou danificar a sua mochila, ou seja, fuja de embalagens de vidro.

7.  Tenha objetos fundamentais

Por fim, independente das suas atividades diárias, há itens que são indispensáveis para o dia a dia. São eles:

  • remédios: ter uma necessaire com analgésicos, anti-inflamatórios, antialérgicos e qualquer outra medicação que você faça uso é essencial para a sua segurança e das pessoas ao seu redor. Afinal, nunca se sabe quando será preciso usá-los;
  • documentos: o RG ou a CNH devem estar sempre com você, não importa onde esteja. Também pode ser útil carregar cópias de comprovante de residência e, caso você possua carro, o ideal é que os documentos do veículo estejam sempre no porta-luvas,
  • água: é extremamente importante ter uma garrafa de água na mochila, de preferência térmica, sobretudo, nos dias de calor intenso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *