7 dicas para cuidar melhor dos seus sapatos

Ao comprar novos calçados, a maioria das pessoas vê essa situação como um investimento e espera mantê-los na sapateira por muito tempo. Além de estar na moda, o objetivo é garantir que os pés estejam confortáveis e aproveitar a versatilidade de cada sapato.

No entanto, se você não souber como cuidar dos sapatos corretamente, corre o risco de perdê-los rapidamente, e nada mais triste do que ter que se desfazer daquele calçado que te conquistou ainda na vitrine.

Então, mesmo que não tenha um par preferido, saiba o que fazer para cuidar melhor dos seus sapatos e garantir que eles durem por muito mais tempo.

1.  Preste atenção na limpeza

Sejam tênis ou sapatos de couro, você terá que limpá-los para que continuem em bom estado.

No caso dos tênis, use água e sabão neutro, deixando-os secar bem antes de retornarem ao guarda-roupa. Já os sapatos de couro pedem um pano macio, para sujeiras leves, e umedecido em água com sabão, para as mais pesadas.

2.  Não use o mesmo calçado todos os dias

Apesar de ter aquele tênis, sapatilha ou sapato preferido, independentemente da época do ano, lembre-se de revezar o uso.

Espere, ao menos, um dia para voltar a usar o mesmo calçado. Assim, evita que ele fique com mau-cheiro, o temido chulé. Como suamos pelos pés, é importante que os sapatos descansem por, pelo menos, 24h em local seco e arejado.

3.  Evite a máquina de lavar

Algumas máquinas de lavar roupas indicam que é permitido adicionar calçados. Pode parecer prático, especialmente, para quem tem filhos, que estão sempre sujando seus tênis.

No entanto, não é recomendado lavar qualquer calçado na máquina. O problema está na função de centrifugação, que pode danificá-lo permanentemente. Assim, prefira lavar os sapatos na mão.

4.  Limpe o solado antes de entrar em casa

Uma das áreas mais sujas de seus calçados é o solado. Afinal, ele está sempre em contato com os pisos. Geralmente, ignoramos esta parte do calçado, mas é importante que ela seja limpa, para evitar rachaduras e até o desgaste antes do tempo.

Assim que chegar em casa, pise em um tapete ou pano umedecido com água e sabão. Em seguida, pise em um pano seco e limpo. Isso já ajuda a reduzir as sujeiras que estão no solado. Além disso, se pisar em pedras ou algo pontiagudo, remova-as logo que perceber o problema.

5.  Tome cuidado na hora de guardá-los

Você deve ter um espaço no guarda-roupa dedicado somente aos seus sapatos. No entanto, sabia que não deve guardá-los ali assim que chegar em casa? Essa situação não é válida apenas nos dias em que enfrentou chuva.

Antes de retornar o calçado ao seu lugar, limpe-o com uma flanela levemente umedecida, não se esqueça do solado e deixe-o na sombra, em ambiente arejado, por, pelo menos, 24h. Não vai usá-lo de novo? Passado esse tempo, pode guardá-lo no armário ou na sapateira.

6.  Aplique antibactericida

Ao menos uma vez por mês, aplique antibactericida em seus calçados. O objetivo é evitar que bactérias se desenvolvam no material e acabem danificando-o.

Aproveite aquele dia em que também decidiu aplicar um talco na parte interna do sapato, para remover os odores desagradáveis, como o chulé.

7.  Não exponha os calçados ao Sol

Há quem acredite que o sapato precisa ficar exposto ao Sol, seja para secar ou após o uso. O detalhe é que isso não é recomendado, já que pode desbotar e até danificar o material, como é o caso do couro sintético, por exemplo.

Assim, quando for secá-los ou colocar os pares para tomar um ar, deixe-os sempre na sombra. Você vai notar que o material do calçado permanecerá como se fosse novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *