5 carreiras que demandam um perfil de liderança

Você gosta de trabalhar com grandes equipes, de ser constantemente desafiado e gosta de delegar tarefas? Então provavelmente há um cargo de liderança em vista, certo? 

Mas essas são somentes algumas das características que compõem o perfil de um verdadeiro líder. Em muitos casos, além do perfil de liderança também é comum que seja exigido para quem está à frente de uma ou mais equipes uma graduação em administração de empresas e outras formações relacionadas.

Quer ver quais são as cinco carreiras mais buscadas por quem possui um perfil de liderança? Leia o texto agora e saiba quais são elas, quais são as suas principais atribuições e o que você precisa saber antes de ingressar em cada uma delas. Vamos lá?

O que é um perfil de liderança?

Antes de mais nada, você precisa saber quais são as características comuns entre os profissionais que possuem um perfil de liderança. São elas:

  • Saber ouvir;
  • Ser autêntico;
  • Forte espírito de equipe;
  • Fácil adaptabilidade;
  • Proatividade;
  • Saber delegar;
  • Ser flexível;
  • Habilidade para mediar conflitos. 

Outra característica fundamental para exercer uma profissão de liderança é gostar de trabalhar com pessoas, ser sensível às questões voltadas à gestão da equipe, ao mesmo tempo em que é preciso ter inteligência emocional para saber como agir em situações de crise, por exemplo.

Será que eu tenho um perfil de liderança?

Para saber se você está de acordo com as exigências que essa carreira demanda, é importante se perguntar:

  1. Eu sei qual é a quantidade de demandas que posso assumir sem me sobrecarregar?
  2. Eu sei como cativar o público e envolver todo grupo nas decisões?
  3. Tenho capacidade de estabelecer metas e prazos realistas, cumprindo-as no prazo?
  4. Consigo desenvolver um trabalho dinâmico e igualmente eficaz?
  5. Tenho facilidade para tomar decisões?

Esses são alguns pontos em que comumente os profissionais com perfil de liderança respondem “sim”.  Porém, se você respondeu “não” para alguma delas, não precisa desistir dos seus sonhos, tudo isso pode ser desenvolvido por meio do estudo, da prática e da determinação.

Conheça agora quais são as cinco carreiras mais buscadas por quem possui um perfil de liderança

1. Empresário

Não temos dúvidas de que a ideia de ser empresário agrada a maioria dos futuros líderes. Isso também se deve ao fato de que o posto pode ser ocupado em qualquer organização que exerça uma atividade econômica organizada. Isso possibilita, portanto, a atuação em qualquer área de negócios que seja responsável pela produção ou circulação de produtos e/ou serviços.

Geralmente, quem ocupa o posto fica responsável pela administração da empresa, atuando também na expansão dos negócios e planejando ações que visam o aumento dos lucros.

2. Gestor de empresas

Semelhante ao empresário, o gestor de empresas, também encontra diversas variáveis tanto na área de atuação como nas muitas profissões que são voltadas ao perfil de liderança. 

A diferença é que o gestor de empresas ou administrador fica responsável pelo planejamento das atividades, pela criação e implementação de novos métodos, assim como pela organização e demais orientações que contribuam para o funcionamento correto dos diversos setores da organização. 

O gestor de empresas também deve preocupar-se com a comunicação interna e externa, a fim de garantir que as informações sejam repassadas de forma eficiente e objetiva.

3. Executivo comercial

O executivo comercial, também chamado de executivo de vendas, requer além do perfil de liderança, um perfil ainda mais dinâmico do que os dois anteriores. Afinal, é ele que irá não só identificar possíveis futuros clientes e parceiros de negócios como prospectá-los, atraindo o seu interesse para a empresa. Após a prospecção, o profissional também precisa acompanhá-los, garantindo que as sua solicitações sejam atendidas da melhor maneira possível.

O executivo comercial também é responsável por acompanhar as tendências e analisar a concorrência, avaliando as condições do mercado para o lançamento de novos produtos e/ou serviços. Assim, o profissional também faz o planejamento das ações de venda e das demais maneiras pelas quais as metas e objetivos da empresa serão atendidos.

4. Professor

Um bom educador, antes de mais nada é um bom líder. Desenvolvendo diariamente perante aos alunos uma postura ética ao ensinar e instruir, a carreira de professor não poderia ficar de fora de nossa lista. 

Nesse caso, além do perfil de liderança, é fundamental que o profissional encontre maneiras para motivar os alunos. Criando para isso aulas envolventes e dinâmicas, é sempre necessária a capacidade de reinventar-se. Assim, a profissão garante ainda um grande aproveitamento pessoal, já que além da realização que é ensinar, a maior parte dos alunos tende a ter muita admiração por seus professores.

5. Forças Armadas e Segurança Pública

Outras possibilidades que podem ser amplamente exploradas por quem possui um perfil de liderança são as carreiras militar e policial. Afinal, em ambas quanto mais alto o cargo exercido, maior é a liderança sobre as pessoas (inclusive em quantidade) e sobre as decisões. 

Vale lembrar que, nesse caso, além do conhecimento prático e teórico, é necessário ter a capacidade física requisitada para a função, pois tal habilidade contribui fortemente para a ascensão dos cargos.

Gostou de conhecer as cinco principais carreiras que demandam perfil de liderança? Você tem interesse em alguma delas? Ou sentiu falta de alguma profissão na lista? Deixe sua opinião aqui nos comentários. Queremos ouvir você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *