3 receitas de sorvetes caseiros para fazer com a família

Verão, férias e crianças em casa pode ser sinônimo de pais com os cabelos em pé, não é mesmo? Afinal, como distrair a turminha e ainda se refrescar nos dias de calor intenso sem poder sair por aí?

A resposta está na cozinha! Arranje espaço no congelador para o armazenamento de produtos, separe ingredientes e chame os pequenos para ajudar no preparo de sorvetes caseiros! Com receitas práticas e ingredientes simples, é possível transformar o momento em uma lembrança única e divertida para toda a família. 

Durante o preparo, também é possível ensinar lições básicas, como fração, divisão, química, biologia e muito mais, reforçando positivamente o que foi estudado ao longo do ano. Que tal começar já? 

Gelinho de chocolate

Sabe aquele picolé cremoso e famoso, vendido na padaria? Você pode reproduzi-lo facilmente em casa.

Ingredientes:

1 litro de leite;

1 lata de leite condensado;

1 caixa de creme de leite;

3 colheres (sopa) de amido de milho,

4 colheres (sopa) de chocolate em pó.

Modo de fazer

Dilua o amido em um copo (americano) com o leite. Leve uma panela com o leite, o leite condensado, a mistura de amido e o chocolate em pó ao fogo alto. Mexa constantemente até engrossar e ficar com consistência de mingau ralo. É importante não parar de mexer para não correr o risco de empelotar.

Retire a panela do fogo e adicione o creme de leite. Deixe esfriar coberto com papel-filme e, na sequência, use o creme para encher saquinhos de gelinho. Deixe no congelador por cerca de quatro horas ou até endurecer.

O que as crianças podem aprender: química! Aqui, dá para explicar como o amido de milho ajuda a deixar o líquido mais espesso.

Sorvete de bicho-de-pé

O gostinho do brigadeiro de morango pode ficar ainda mais marcante no sorvete de massa.

Ingredientes:

1 caixinha de gelatina sabor morango;

1 lata de leite condensado,

1 caixa de creme de leite.

Modo de fazer

Prepare a gelatina seguindo as instruções da embalagem. Coloque-a ainda líquida no liquidificador e adicione os demais ingredientes. Bata até a mistura ficar bem cremosa e coloque-a em uma vasilha no congelador. 

Depois que ela endurecer, retire-a do congelador e bata novamente no liquidificador até ficar bem cremosa. Volte-a ao congelador até endurecer, servindo com calda e pó para o preparo de bebida sabor morango.

O que as crianças podem aprender: biologia, acompanhando os estados da água.

Sorvete de cookies and cream

A doçura do sorvete com a crocância do biscoito torna esta sobremesa chique e deliciosa!

Ingredientes:

1 pacote de biscoito de chocolate e baunilha;

1 lata de leite condensado;

½ envelope de gelatina incolor sem sabor;

1 copo (americano) de água,

4 colheres (sopa) de leite em pó.

Modo de fazer

Coloque os biscoitos em um saquinho e triture-os do jeito que preferir. Hidrate a gelatina com quatro colheres (sopa) de água e leve-a ao micro-ondas por 15 segundos. Bata a gelatina dissolvida no liquidificador com o leite condensado, a água e o leite em pó por três minutos. 

Coloque a mistura numa vasilha e leve para congelar. Depois que ela endurecer, retire-a e bata novamente no liquidificador até ficar bem cremosa. Misture o biscoito triturado ao creme e retorne-o ao congelador por três horas antes de servir.

O que as crianças aprendem: matemática, estudando fração.

Todos os sorvetes acima podem ser incrementados com outros ingredientes, como frutas picadas, creme de avelã, doce de leite, geleia, confeitos, castanhas e até pedacinhos de chocolate. Na hora de servir, casquinhas, caldas e confeitos ajudam a deixar o momento mais divertido também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *