10 de julho de 2018

Brasil confirma primeiro caso de sarampo desde 1999

A Secretaria de Saúde de Rondônia confirmou nesta segunda-feira, 9, o primeiro caso de sarampo no Estado. Um outro caso já testou positivo para a doença, mas aguarda resultado de contraprova, a ser enviado pela Fundação Oswaldo Cruz, para ser oficialmente contabilizado. Rondônia não tinha registros de sarampo desde 1999.



Em entrevista à Agência Brasil, a diretora da Agência de Vigilância em Saúde do Estado, Arlete Baldez, explicou que os pacientes são uma criança de 4 meses que mora em Porto Velho e uma mulher de 25 anos que vive no município de Vilhena. Ambas estiveram em Manaus, onde há surto da doença.

“Quase 20 anos depois do último registro, surgem esses dois casos de sarampo, decorrentes da epidemia na Venezuela, que está com fluxo migratório para vários países, inclusive o Brasil”, disse. “[O vírus] entrou por Roraima, de lá, foi para o Amazonas e, agora, chegou a Rondônia”, completou a diretora.

+++ Jovem com sarampo enfrenta diagnóstico falho e isolamento

Segundo Arlete, a campanha de vacinação contra o sarampo, prevista para começar em agosto, será antecipada no Estado, com previsão de início para nesta terça, 10. A capital, Porto Velho, já iniciou a imunização.