26 de dezembro de 2017

Brasil gasta R$ 10 bilhões por ano com vereadores

O Brasil é dos poucos países que paga salários a vereadores e cargos similares. E paga muito bem. São cerca de R$ 10 bilhões por ano com salários, auxílios, verba indenizatória e outras regalias pagas aos 57.736 vereadores eleitos no ano passado, segundo dados do Tesouro Nacional. 



E esse valor pode ser muito maior, já que só cerca de 80% dos municípios sequer disponibilizam informações contábeis e fiscais.

O vereador Maurício Soares (PMDB), que foi o que mais gastou entre os vereadores do município, disse por nota que foi ao Rio de Janeiro, por exemplo, para conhecer os aplicativos que os táxis usam na cidade e para ter mais conhecimentos para deliberar projetos sobre o assunto. Ele não quis falar sobre os projetos e ações que aprendeu durante a viagem.

O trajeto dura cerca de uma hora, mas um dos vereadores disse que os colegas só pedem as diárias quando usam o carro próprio. “Quando vai realmente com o próprio carro, a gente tem que se alimentar lá dentro, a gente corre o dia lá dentro para lá e para cá na capital do estado. Então acho que na minha opinião, é cabível, é constitucional em primeiro lugar, é meu direito”, disse o vereador Carlos Augusto da Rosa (PP).