2 de outubro de 2017

Saiba quem tem direito de sacar o PIS/Pasep e o calendário

Foi divulgado pelo Governo Federal na última quinta-feira (27), o calendário de pagamento de quase R$ 16 bilhões referentes ao PIS/Pasep. Os saques serão iniciados no dia 19 de outubro, para os cotistas com mais de 70 anos. 



Em 17 de novembro, serão disponibilizados os recursos para os aposentados. No dia 14 de dezembro, estarão disponíveis os valores para os demais cotistas beneficiados pelo critério de idade. Aproximadamente de 7,8 milhões de brasileiros terão direito ao saque.

Quem pode sacar?

Só terão direito ao saque homens com a idade mínima de 65 anos e mulheres com idade mínima de 62 anos. O PIS/Pasep pode ser retirado por trabalhadores que contribuíram com os fundos antes da Constituição de 1988. O saque é feito nas agências do Banco do Brasil, no caso de contribuição ao Pasep, ou da Caixa Econômica Federal, no caso da contribuição ao PIS. Sobre os contribuintes falecidos, o saldo ficará disponível para que os herdeiros façam o saque.

Como realizar a consulta?

Para realizar a consulta os beneficiados devem se dirigir até Caixa Econômica Federal mais próxima ou consultar o saldo através do site da Caixa (neste link).

Para consultar o saldo de cotas do PIS, é necessário o número do NIS que pode ser encontrado no Cartão do Cidadão; ​nas anotações gerais da Carteira de Trabalho antiga; na página de identificação da nova Carteira de Trabalho; ou no extrato do FGTS impresso.

Depósitos

Os depósitos serão realizados automaticamente em suas contas em até dois dias antes de iniciar o pagamento de acordo com calendário oficial.

Para as pessoas que não são correntistas da Caixa, mas que tenham recursos do PIS a receber, precisarão pedir a transferência. As transferências não terão custo nenhum para correntistas de outras instituições financeiras.

Pasep

Os servidores públicos cuja contas são do Pasep e que são administradas pelo Banco do Brasil, deverão procurar uma agência do banco para obter mais informações e os saques a quem tem direito. Para mais informações sobre o saldo do Pasep acesse