24 de setembro de 2017

URGENTE: Coreia do Norte diz que lançar foguetes contra os EUA se tornou inevitável

A Coréia do Norte afirmou neste sábado que lançar seus foguetes no território dos EUA se tornou "inevitável" depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, chamou o líder de Estado norte-coreano de "homem-foguete", em mais um episódio da guerra retórica entre os dois líderes.



As declarações do ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, perante a Assembléia Geral da ONU, ocorreram horas depois de dois bombardeiros da Força Área dos EUA B-1B Lancer, escoltados por jatos de combate, voarem sobre águas a leste da Coréia do Norte em uma demonstração de força do governo norte-americano, um episódio no qual o Pentágono quis mostrar a gama de opções militares disponíveis para Trump.

"Através de uma luta tão prolongada e árdua, agora estamos finalmente a poucos passos da fase final de conclusão da força nuclear", disse Ri Yong Ho na reunião anual de líderes mundiais.

"Não passa de desespero considerar que a República Popular Democrática da Coréia fique abalada ou mude sua posição devido às sanções mais severas das forças hostis", disse ele.