STF retira Investigação contra ex presidente de juiz Sergio Moro

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira a decisão liminar do ministro Teori Zavascki que tirou do juiz federal Sérgio Moro os processos ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na operação Lava Jato e determinou que os autos fossem enviados ao Supremo.

Os ministros do STF decidiram que caberá ao Supremo definir que trechos dos autos das investigações relacionadas a Lula devem permanecer no STF e quais devem ser devolvidos a Moro, na primeira instância. O STF irá definir esse desmembramento após uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a questão.

Prédio do STF em Brasília

Ao defender sua decisão liminar, Teori afirmou que cabe ao STF decidir como lidar com as interceptações telefônicas de conversas do ex-presidente, que incluem áudios de telefonemas entre Lula e pessoas com prerrogativa de foro, como a presidente Dilma Rousseff, e ministros de Estado.

O relator também criticou a divulgação desses áudios, que foi autorizada pelo juiz federal do Paraná, e afirmou que é “descabida” a alegação de interesse público para a divulgação dessas conversas.

Informações: Reuters
STF retira Investigação contra ex presidente de juiz Sergio Moro STF retira Investigação contra ex presidente de juiz Sergio Moro Reviewed by Gabriel Henrique on 21:05 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.