Sete casos de Febre Chikungunya são registrados em Sergipe.



Mesmo com uma efetiva  união de esforços no combate dos mosquitos Aedes aegypi e Aedes albopictus, Sergipe teve a confirmação laboratorial dos primeiros casos de Febre Chikungunya. Segundo dados do Núcleo de Endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2015 (de janeiro até do dia 24 de setembro) foram notificados 361 casos suspeitos de Febre Chikungunya, sendo que, até o momento, houve a confirmação de positividade de 7 amostras, dentre essas, 1 caso importado de Salvador, Bahia.

“Além da confirmação do caso por critério laboratório, precisamos identificar se o caso é autóctone, um caso importado”, ressalta Sidney Sá. Ainda de acordo com a gerente, “no momento da coleta dos casos com exame laboratorial reagente, três pessoas encontravam-se na fase aguda da doença com febre, cefaleia, artralgia (dores nas articulações) e exantemas (aparecimento de manchas em relevo). Os demais, já se encontravam na fase sub-aguda com a permanência da artralgia após o décimo dia de início da doença”, complementou, reforçando que, em 2014, foram notificados em Sergipe 66 casos de Febre Chikungunya, quando foram encaminhadas 68 amostras para o Laboratório de Referência Nacional. Desses, apenas 1 amostra confirmou ser reagente no mês de outubro, tratando-se de 1 caso importado do município de Feira de Santana, Bahia.

Ações permanentes

Em relação à Dengue, de janeiro a 21 de setembro de 2015, foram notificados 7.500 casos e 3.036 confirmações. Nesse período, foi confirmado 1 óbito da doença, no município de Neopólis. Em 2014, foram 4.110 casos notificados, 1.932 confirmados e 03 óbitos.

“A nossa preocupação é constante e orientamos aos Municípios e a própria população sobre a prevenção dessas doenças. Sergipe faz fronteira com a Bahia e possui grande fluxo de turistas. Mesmo diante de casos de Dengue já confirmados e de casos notificados de Febre Chikungunya, estabelecemos um Plano de Contingência Estadual, com a intensificação das ações nos municípios que se encontram em risco de epidemia”, pontuou Sidney Sá.



Sete casos de Febre Chikungunya são registrados em Sergipe. Sete casos de Febre Chikungunya são registrados em Sergipe. Reviewed by Gabriel Henrique on 22:08 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.