Alerta: não ligue o Ar Condicionado do seu carro antes de ler.

ar-condicionado-faz-mal-medico-explica

É muito interessante! O manual do meu carro diz para abaixar as janelas para que todo o ar quente saia antes de ligar o ar condicionado. POR QUE?
Não é de admirar que tem mais gente morrendo de câncer do que nunca. Queria saber de onde isso vem, mas aqui está um exemplo que explica muito dos incidentes que têm causado câncer.
Muitas pessoas estão nos seus carros a começar pela manhã, e por último a noite, 7 dias por semana.
Ler isso me faz sentir culpado e doente. Por favor passe essa informação para quantas pessoas for possível. Nunca é tarde demais para fazer algumas mudanças!
Por favor, NÃO ligue o ar condicionado assim que entrar no carro.
Abra as janelas ao entrar no carro e depois de alguns minutos, LIGUE o ar condicionado.
Aqui está o motivo: de acordo com pesquisas, o painel do carro, os assentos, dutos do ar condicionado, na verdade todos os objetos de plástico em seu veículo emitem Benzeno, uma toxina que causa câncer. Uma substância MUITO cancerígena. Separe um tempo para observar o cheiro de plástico aquecido em seu carro quando você abri-lo, e antes de ligar o motor.
Além de causar câncer, Benzeno intoxica os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue. Uma exposição prolongada pode causar leucemia e aumenta o risco de alguns tipos de câncer. Ele também pode causar aborto em mulheres grávidas.
O nível “aceitável” de Benzeno em lugares fechados é de 50mg por pé quadrado (144 polegadas quadradas, medida utilizada nos estados unidos).
Um carro estacionado em lugar fechado, com as janelas fechadas, irá conter de 400 a 800 mg de Benzeno – 8 vezes mais que o aceitável.
Se estacionado em lugares abertos ao Sol, numa temperatura de 16˚C (converti, o texto dizia 60˚F), o nível de benzeno vai para 2000 a 4000 mg, 40 vezes a mais que o aceitável.
Quem entra no carro mantendo as janelas fechadas, vai inalar quantidades excessivas de toxina Benzeno.
O Benzeno é uma toxina que afeta seus rins e fígado. E o pior, é extremamente difícil para o seu corpo para expulsar esse material tóxico.

O OUTRO LADO DA MOEDA

É fato que o benzeno é uma substância tóxica e os seus vapores são capazes de produzir irritação nos olhos, garganta e nariz. O que já desmenti a mensagem, onde há três pontos que devem ser ressaltados:
  • Em primeiro lugar, o benzeno está presente na fabricação de plásticos e colas, só que as tubulações do automóvel são feitas de metais.
  • Em segundo lugar, o texto nos coloca a relação da temperatura interna do carro com o ambiente (acima de 16ºC, o nível de benzeno sobe 40 vezes a mais que o aceitável), ou seja, em países tropicais como o Brasil, que até na sombra é quente, muito superior a 16º, é um absurdo! Assim como qualquer outro lugar que só de conter movéis com forro de plástico (e sem ar-condicionado!) liberaria benzeno. Ou seja, intoxicaríamos em qualquer lugar! Em todos os ambientes que têm ar-condicionado e materias feitos de plástico: casas, escritórios, indústrias, lojas, e shopping, então, nem se fala. Outro ponto, se levássemos tal idéia a sério, o que seria da humanidade nos dias ensolarados do verão? Que besteira!!
  • Em terceiro lugar, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há níveis toleráveis para substâncias carcinogênicas, pois a exposição constante poderia produzir doenças como o câncer. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz que a via respiratória é a mais comum para a exposição destes compostos, principalmente em áreas de proximidade a postos de gasolina, onde o benzeno está presente em combustíveis derivados do petróleo, que pela regulamentação brasileira, é permitido conter de 1% a 1,5% na gasolina de automóveis2. Sem falar em lugares em que haja alta concentração de fumaça de cigarro.
Portanto, o benzeno é uma substância carcinogênica sim, caso tenha uma exposição continua com ou sem conhecimento acarretando em uma intoxção crônica3, caracterizada  pelo aumento das células brancas do sangue (leucemia), e não a redução destas como o texto diz. Outro ponto importante é que a degradação do plástico e a transformação de suas emanações em benzeno não estão comprovadas.
E como fica a situação do ar-condicionado no meio dessa história? Bom, ele não tem nada a ver com o benzeno nem com o câncer. É sempre bom deixar entrar um pouco de ar do exterior para refrescar o carro, desde que isso não comprometa a segurança dos seus ocupantes. Lembrando também que em locais de trânsito intenso e em lugares com muita fumaça de cigarro, a concentração de benzeno é muito maior do que no interior do carro, com ou sem ar-condicionado.
Alerta: não ligue o Ar Condicionado do seu carro antes de ler. Alerta: não ligue o Ar Condicionado do seu carro antes de ler. Reviewed by team NoticiasOnline on 14:20 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.