10 livros baseados em grandes histórias reais

Ao buscar novos livros, sempre levamos em conta a nossa preferência pessoal. Há quem faça questão de acompanhar fantasias e histórias que permitam mergulhar em um mundo fictício para fugir da realidade. No entanto, também existem aqueles que preferem leituras mais reais.

Se este é o seu caso, antes de abrir o livro, a primeira coisa que você faz é verificar se existe a frase “baseado em fatos reais” ou “com um toque mais próximo da realidade”. Aqui, vamos apresentar uma lista com histórias de sucesso que aconteceram de verdade. Confira!

  1. A Luta – Norman Mailer

A luta de boxe entre Muhammad Ali e George Foreman é narrada nesta história. No entanto, a situação foi além do ringue em busca do título, envolvendo uma luta de forças ideológicas, já que um dos lutadores era branco e o outro era preto.

  1. Cadeia: relatos sobre mulheres – Debora Diniz

O livro foi feito pela antropóloga Debora Diniz e traz relatos sobre a rotina de um presídio feminino de Brasília. Esta não é uma obra de investigação. O objetivo é apenas mostrar como vivem as mulheres que estão presas, ou seja, como é a vida atrás das grades.

  1. Entre Lágrimas e Uma Boneca – Lya Galavote

Alcoolismo, agressão doméstica e amor entre mãe e filha, esses são os temas abordados nesta história inspirada em situações reais. A narrativa gira em torno de Luíza, uma menina de 11 anos, abandonada pela mãe Ana, alcoólatra. 

  1. Hiroshima – John Hersey

Este é um livro-reportagem que conta a história de seis sobreviventes da explosão da bomba atômica em Hiroshima. O relato inicia-se cerca de um ano após a tragédia e finaliza quatro décadas depois, com o objetivo de fazer com que os leitores entendam sobre a consequência das bombas atômicas na vida dessas pessoas.

  1. Quarto de Despejo: diário de uma favelada – Carolina Maria de Jesus

Aqui, a autora conta sua história de vida quando viveu na favela paulista do Canindé e trabalhou como catadora. Ela escreveu seu livro ainda morando nessas condições e usava restos de papéis encontrados no lixo para relatar seu cotidiano. É realmente um diário que incluía a forma de ver o mundo de Carolina.

  1. Mais Uma Vez Você – Rosineide Oliveira

Para quem busca uma história mais leve, bonita e real, este livro é uma ótima escolha. Rosineide relata como conheceu seu grande amor e o caminho que trilhou até encontrar essa pessoa especial que mudou sua vida.

  1. O Segredo de Joe Gould – Joseph Mitchel

Antes de escrever o livro, o autor da revista The New Yorker publicava sobre um escritor chamado Joe Gould, que vivia nas ruas como um mendigo. Em 1942, existiam rumores de que Joe estaria escrevendo um livro e, em breve, o publicaria. Com sua morte, os boatos encerraram-se, e a tal história não foi encontrada. Anos depois, Joseph Mitchel relembra a narrativa e revela seus segredos.

  1. Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear – Svetlana Aleksiévitch 

Este é um livro que levou dez anos para ser concluído e coletou relatos de sobreviventes de Chernobyl, a explosão nuclear que ocorreu na Ucrânia no ano de 1986. Mais que focar nos fatos, a ideia da autora foi despertar a emoção do leitor, por isso o trouxe a narração de várias experiências.

  1. Abusado – Caco Barcellos

A história contada em Abusado é sobre tráfico de drogas e atividades ilegais que acontecem em uma favela do Rio de Janeiro. O protagonista é o personagem Juliano VP, e o acompanhamos desde sua infância até a entrada no mundo do tráfico. 

  1. Rita Lee: uma autobiografia – Rita Lee

A própria Rita Lee nos entrega este livro, no qual narra sua infância, adolescência e vida adulta, relembrando diversas situações. O exemplar inclui fotos e é interessante para que os fãs da cantora a conheçam melhor. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *